EUA: SEC rejeita duas novas propostas para ETF de bitcoin (BTC) à vista
A Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) dos Estados Unidos rejeitou outras duas propostas para fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin (BTC) à vista. A decisão da reguladora americana dá sequência a outras rejeições semelhantes.
Desta vez, as empresas que tiveram suas propostas recusadas foram NYDIG e Global X.
Justificativas da SEC
Em sua justificativa pela rejeição, a SEC menciona falta de acordos de compartilhamento de vigilância e a aparente inabilidade das empresas de restringirem práticas de manipulação ou fraude no mercado.
“Esta ordem desaprova a mudança de regra proposta”, escreveu a SEC quanto ao pedido da NYDIG.
Em seguida, a justificativa da SEC aponta:
“A Comissão conclui que a NYSE Arca não atendeu às obrigações sob a Lei de Corretagem e Regras de Prática da Comissão para demonstrar que sua proposta está em conformidade com as exigências da Seção 6(b)(5) da Lei de Corretagem, em específico, a exigência de que as regras de uma corretora de valores mobiliários sejam ‘configuradas para prevenir ações e práticas fraudulentas e manipuladoras’ e ‘para proteger investidores e o interesse público’”.
A reguladora americana, até o momento, rejeitou todas as propostas de ETF de bitcoin à vista. Outras empresas que receberam a resposta negativa da SEC são: VanEck, WisdomTree, Valkyrie, Kryptoin e Fidelity Investments.