EUA: SEC deverá aprovar o primeiro ETF de futuros de bitcoin
De acordo com um relatório da Bloomberg, a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos deverá aprovar o primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de futuros de bitcoin (BTC) do país.
O documento mencionado no relatório dessa quinta-feira (14) dizia que a reguladora americana “provavelmente, não irá bloquear produtos de começarem a ser negociados na próxima semana”, afirmou uma pessoa familiarizada com o assunto.
O relatório foi divulgado horas depois de a SEC ter dito, em um tuíte de sua conta sobre educação de investidores, que: “Antes de investir em um fundo que detém contratos de futuros de bitcoin, certifique-se de avaliar os potenciais riscos e benefícios.”
ETFs de futuros de bitcoin são diferentes de ETFs da criptomoeda, pois são baseados em contratos futuros e precisam cumprir regras de fundos mútuos.
Recentemente, Gary Gensler, presidente da SEC, manifestou seu interesse em revisar aplicações de ETFs de bitcoin atrelados a futuros sob a Lei de Investimento Empresarial de 1940.
No entanto, em seus comentários, Gensler não mencionou quaisquer produtos à vista, inscritos sob a Lei de Valores Mobiliários de 1933.
Enquanto isso, a SEC adiou os prazos para decisão de pedidos de ETFs de bitcoin à vista para novembro e dezembro deste ano.
Logo após o comunicado feito pela Bloomberg, o preço do bitcoin aumentou em mais de US$ 2 mil, chegando à marca dos US$ 59 mil.