EUA: ritmo modesto da atividade econômica e risco de recessão preocupam o Fed
Desde meados de maio, a atividade econômica americana se expandiu em ritmo modesto. No entanto, diversos distritos do Federal Reserve relataram sinais crescentes de desaceleração na demanda e cinco distritos notaram preocupações sobre o aumento do risco de recessão.
É o que aponta o Livro Bege, documento que mede as condições econômicas americanas nos 12 distritos do Federal Reserve e serve de base para as discussões na próxima reunião de política monetária do banco central.
De acordo com o documento, em relação à inflação, os aumentos nos custos de alimentos, commodities e energia – em especial os de combustíveis – permaneceram significativos.
“Embora vários distritos tenham notado preocupações com o resfriamento da demanda, no geral, o poder de preços foi estável. Em alguns setores, como turismo e hotelaria, as empresas foram bem-sucedidas em repassar aumentos de preços consideráveis aos clientes. A maioria dos distritos espera que as pressões inflacionárias persistam, pelo menos, até o final do ano”.
Mercado de trabalho
A maioria dos distritos do Fed relataram que o ritmo do mercado de trabalho segue moderado e que, no geral, as condições permaneceram apertadas. A boa notícia é que quase todos notaram melhora na disponibilidade de mão de obra, particularmente nos segmentos de indústria e construção.
A maioria dos distritos também continua a relatar crescimento salarial, sendo que um terço deles identificou que os empregadores estavam considerando ou deram bônus aos funcionários para compensar os custos relacionados à inflação.
Em dois distritos, foram os trabalhadores que solicitaram aumentos para compensar custos mais altos. Já um quarto deles indicou que o crescimento salarial permanecerá elevado nos próximos seis meses.
Atividade econômica
Devido aos baixos níveis de estoque contínuos, as vendas de automóveis novos permanecem lentas na maioria dos distritos.
Já a demanda por moradia enfraqueceu, uma vez que as crescentes preocupações com a acessibilidade contribuíram para quedas não sazonais nas vendas. Isso resultou em um leve aumento nos estoques e na valorização moderada dos preços.
A atividade de produção foi mista e boa parte dos distritos relataram que as interrupções na cadeia de suprimentos e a escassez de mão de obra continuam a prejudicar a indústria.
Confira na íntegra:
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!