EUA reabrem mercado de carne bovina “in natura” para o Brasil, diz ministra
Os Estados Unidos reabriram o mercado de carne bovina “in natura” para exportações do Brasil, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em vídeo publicado em sua conta no Twitter nesta sexta-feira.
“Hoje recebemos com muita satisfação uma notícia esperada por nós já há algum tempo, a reabertura do mercado de carne bovina ‘in natura’ do Brasil para os Estados Unidos”, afirmou a ministra, sem fornecer detalhes.
Boa notícia: reabertura do mercado dos EUA para carne bovina in natura do Brasil. Mais um bom resultado para nossa economia. Reconhecimento da qualidade do produto brasileiro. ?? Parabéns, presidente @jairbolsonaro. #agro pic.twitter.com/aJZ0IQUMUG
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) February 21, 2020
Os EUA haviam paralisado as importações de carne bovina “in natura” do Brasil em junho de 2017, sob alegações de que embarques haviam falhado em testes de segurança alimentar.
Os norte-americanos queixavam-se de reações provocadas nos animais, os abscessos, como consequência de vacinações contra febre aftosa.
A medida tem efeito imediato, mas alguns passos precisam ser seguidos, incluindo o envio pelo governo brasileiro de uma lista de empresas aprovadas a exportar para os EUA, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters, sob a condição de anonimato.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) não respondeu de imediato a um pedido de comentários.
As ações de frigoríficos como Marfrig (MRFG3), JBS (JBSS3) e Minerva (BEEF3) aumentaram ganhos na bolsa após a publicação da notícia pela ministra no Twitter.