Internacional

EUA querem chefe da OMC que entenda problemas ao lidar com China, diz Lighthizer

17 jun 2020, 13:31 - atualizado em 17 jun 2020, 13:31
OMC
Lighthizer disse em uma audiência ao Comitê Ways and Means da Câmara dos EUA esperar que o próximo diretor geral da OMC apoie a necessidade de reformas (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse)

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, afirmou nesta quarta-feira que vê a Organização Mundial do Comércio (OMC) como “uma bagunça” e que os esforços para encontrar um novo líder para a agência com sede em Genebra podem oferecer uma oportunidade para avançar nas reformas necessárias.

Lighthizer disse em uma audiência ao Comitê Ways and Means da Câmara dos EUA esperar que o próximo diretor geral da OMC apoie a necessidade de reformas e entenda os problemas das economias livres ao lidar com a China.

“Acho que precisamos de um diretor geral que entenda que uma economia estatal extremamente grande não pode ser disciplinada sob as regras atuais da OMC”, disse Lighthizer, referindo-se a reclamações de longa data dos EUA sobre práticas comerciais desleais da China. Se os candidatos tiverem algum “cheiro de antiamericanismo” em seu passado, isso também atrairá o veto dos EUA, disse ele.