EUA querem descobrir quais cidadãos utilizaram a plataforma da Binance no país
A corretora de criptomoedas Binance está sendo alvo de investigação pelo Serviço Interno de Receita (IRS, na sigla em inglês) e o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos, segundo um artigo da Bloomberg.
Autoridades do DOJ e do IRS “buscam por informações de pessoas com conhecimento sobre o negócio da Binance”, citando fontes anônimas. A Bloomberg destacou que “as agências federais não acusam a Binance de ter agido de má-fé”.
Em março, a Bloomberg havia noticiado que a Binance estava sendo investigada pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) sobre a possibilidade de a corretora ter permitido que residentes americanos negociassem em sua plataforma.
Minutos após o artigo da Bloomberg ter virado manchete, Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, tuitou:
“Existe muito medo, incerteza e dúvida [do inglês “fear, uncertainty and doubt” ou FUD] hoje. É ruim para uns, mas uma oportunidade para outros”. Essa mensagem foi parecida com uma que ele publicou após o artigo da Bloomberg em março.
So much FUD today.
It's a pain for some, an opportunity for others.
NFA.
— CZ 🔶 BNB (@cz_binance) May 13, 2021
“Levamos nossas obrigações jurídicas muito a sério e dialogamos com reguladores e autoridades de uma forma colaborativa”, disse um porta-voz da Binance ao The Block.
“Trabalhamos bastante para criar um programa robusto de compliance que incorpore princípios e ferramentas antilavagem de dinheiro utilizadas por instituições financeiras para detectar e lidar com atividades suspeitas. Temos um forte histórico de auxiliar agências policiais em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos. Não comentamos sobre questões ou investigações específicas.”
Nos últimos meses, a Binance buscou fortalecer sua equipe de consultoria jurídica. Em março, a Binance contratou o ex-senador Max Baucus como seu consultor regulatório e, em seguida, acrescentou dois ex-membros do Grupo de Ação Financeira Internacional (FAFT-GAFI) à sua equipe de consultoria.
A Binance está sendo alvo de supervisão na Europa por conta de seu serviço de tokens acionários (ou “stock tokens”). A oferta fez com que reguladores emitissem um alerta público na Alemanha.