EUA: Payroll surpreende e aponta para criação de 263 mil vagas de emprego em novembro
Os Estados Unidos criaram 263 mil vagas em novembro, de acordo com o relatório de emprego (payroll) divulgado nesta sexta-feira (02) pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou acima da expectativa do mercado de criação de 200 mil postos de trabalho.
Os dados do payroll de outubro foram revisados para cima, mostrando a criação de 284 mil vagas, de mais 261 mil postos de trabalho na leitura original, sinalizando que o mercado de trabalho nos EUA segue forte.
Geração de vagas em setembro foi revisada de 315 mil a 269 mil.
Segundo o relatório, foram registrados ganhos notáveis de emprego ocorreram em lazer e hospitalidade, saúde e governo. Por outro lado, o emprego diminuiu no comércio varejista e nos transportes e armazéns.
Com isso, a taxa de desemprego nos EUA ficou estável em 3,7% em novembro, repetindo a taxa de outubro e está em um estreito intervalo de 3,5% a 3,7% desde março.
Por sua vez, a taxa de participação da população na força de trabalho ficou em 62,1% em novembro.
Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano subiram 0,6% em novembro ante outubro e avançaram 5,1% em relação a novembro de 2021, equivalente a US$ 32,82 por hora, em média.