EUA: Nasdaq salta 3,7% com rali em setor de tecnologia
Os mercados de ações dos Estados Unidos fecharam em alta nesta terça-feira, com o Nasdaq (US100) ganhando perto de 4% e recuperando as fortes perdas da sessão anterior, conforme os rendimentos dos títulos dos EUA recuaram e investidores compraram ações do combalido setor de tecnologia.
De acordo com dados preliminares, o Dow Jones (DJI) subiu 0,09%, a 31.832,08 pontos, batendo recorde intradiário. O S&P 500 (SPX) avançou 1,42%, a 3.875,47 pontos. O Nasdaq saltou 3,69%, aos 13.073,83 pontos.
Os papéis da Tesla Inc tiveram a maior alta em quase um ano, enquanto Amazon.com Inc e Microsoft Corp registraram os maiores ganhos em várias semanas. As estrelas do setor de tecnologia sofreram perdas acentuadas nas últimas semanas, com o aumento dos rendimentos elevando preocupações sobre seus preços esticados.
A notícia de que um pacote de 1,9 trilhão de dólares para enfrentamento da pandemia e de suas consequências está se aproximando da aprovação final gerou um aumento nos rendimentos na segunda-feira, empurrando o Nasdaq para uma queda de mais de 10% em relação à sua máxima recorde de 12 de fevereiro, confirmando a entrada do índice em território de correção.
As taxas dos Treasuries de dez anos caíam 5,2 pontos-base, a 1,5420%, nesta terça, depois de baterem 1,613% na segunda-feira, perto de máximas em 13 meses.
Os rendimentos de prazos mais longos aumentaram no último mês, à medida que investidores colocaram nos preços uma recuperação mais rápida e uma inflação mais alta do que o esperado no início do ano.
O mercado está se ajustando ao novo nível das taxas de juros, disse Kristina Hooper, estrategista-chefe de mercado global da Invesco, em Nova York.
“Hoje, a taxa do vértice de dez anos caiu um pouco, e isso tira pressão dos ‘valuations’, então o setor de tecnologia está tendo um bom desempenho”, disse Hooper. “O mercado está quase se sentindo confortável com esse nível de taxas (dos Treasuries).”
“Valuation” é um termo em inglês que diz respeito a cálculos de preço justo de ações de uma empresa com base em fluxo de caixa e múltiplos de mercado, entre outras variáveis.
As ações da Tesla subiram, depois de uma forte liquidação que ditou um tombo de 37% entre o pico de janeiro e a segunda-feira. A Tesla teve a maior alta percentual tanto no S&P 500 quanto no Nasdaq 100.
GameStop teve um rali de mais de 20%, depois do salto de mais de 40% da segunda-feira. O mercado repercutiu a estratégia de comércio eletrônico da varejista de videogames e especulações de que pequenos investidores gastarão no mercado os cheques de estímulo previstos no pacote do governo Biden.