EUA: Nasdaq encerra em forte queda após comentários de Powell
Wall Street terminou em queda acentuada nesta quinta-feira, com o índice Nasdaq acumulando baixa de cerca de 10% em relação ao recorde de fevereiro, após comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, decepcionarem investidores preocupados com o aumento dos rendimentos dos títulos de longo prazo dos EUA.
De acordo com dados preliminares, o Dow Jones (DJI) caiu 1,11%, aos 30.923,55 pontos. O S&P 500 (SPX) perdeu 1,34%, para 3.768,58 pontos.
O Nasdaq Composite (US100) desceu 2,11%, para 12.723,47 pontos. O índice apagou ganhos acumulados no ano e está cerca de 10% abaixo do pico de 12 de fevereiro.
A taxa do Treasury de dez anos disparou para 1,555% após os comentários de Powell, que não apontaram mudanças nas compras de ativos do Fed para enfrentar o recente salto nos rendimentos. Apesar da alta, o yield ainda se manteve abaixo da máxima em um ano alcançada na semana passada, de 1,614%.
Federal Reserve Chairman Jerome Powell joins @NickTimiraos at the #WSJJobsSummit to discuss the U.S. economic outlook, unemployment and the impact on jobseekers https://t.co/r8Dh0ZL1TQ
— The Wall Street Journal (@WSJ) March 4, 2021
Alguns investidores esperavam que o Fed aumentasse as compras de títulos de longo prazo, ajudando a reduzir as taxas de juros de vértices mais dilatados.
“O mercado está preocupado com o aumento das taxas de juros de longo prazo. O chair do Fed em seu comentário realmente não rechaçou esse aumento, e o mercado interpretou isso como um sinal de que os rendimentos poderiam subir ainda mais, que foi o que aconteceu”, disse Scott Brown, economista-chefe da Raymond James, na Flórida.