CryptoTimes

EUA: Montana acusa Forsage por esquema de pirâmide na rede Ethereum

30 mar 2021, 12:15 - atualizado em 30 mar 2021, 12:15
Após acusação nas Filipinas, Forsage recebe ordem de cessão também nos Estados Unidos (Imagem: Twitter/Forsage)

O órgão regulador de valores mobiliários do estado americano de Montana ordenou que o operador da Forsage, sistema de investimentos na rede Ethereum amplamente conhecido como um esquema de pirâmide, interrompa suas atividades no estado.

A alegação representa a primeira ação desse tipo nos Estados Unidos contra a Forsage, que se autodenomina “um programa de matrizes de marketing digital”.

Os participantes ganham dinheiro dependendo de quantas indicações bem sucedidas eles fazem – estratégia essa que lembra o esquema Ponzi, no qual investidores antigos são pagos por meio de recursos retirados de novos investidores.

Aparentemente, a Forsage chamou a atenção do Gabinete de Valores Mobiliários e de Seguro de Auditoria do Estado de Montana, com uma ordem de cessão do representante Troy Downing ordenando, em 22 de março.

“A Forsage não tenta esconder o fato de que é um esquema de pirâmide. Os membros devem pagar com ether (ETH) a pessoa que está em uma posição acima deles na pirâmide. A criptomoeda usada para comprar a colocação vai diretamente para o participante que está acima”, disse a agência.

Até o momento desta publicação, o regulador de Montana não havia respondido ao pedido de comentário sobre a situação, incluindo detalhes sobre a escala das operações da Forsage nos Estados Unidos. 

Em setembro de 2020, a Forsage foi submetida a uma ordem de cessão semelhante por oficiais do governo das Filipinas, país conhecido por operações de esquemas.

Na época, a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, na sigla em inglês) das Filipinas identificou a Forsage como um esquema clássico de pirâmide fingindo ser uma plataforma de financiamento coletivo.

Segundo informações presentes no DappRadar, a Forsage, desde o início da fiscalização mais rígida, tem visto seus ganhos caírem significativamente.

No entanto, antes de as autoridades se envolverem no caso, o mundo cripto identificou projetos maliciosos, incluindo a Forsage, como pontos problemáticos em meio a crescentes taxas de gás na rede Ethereum, no ano passado. 

theblock@moneytimes.com.br