Internacional

EUA: Inflação e salários seguem pressionando a economia; veja o que diz o Fed

19 out 2022, 15:33 - atualizado em 19 out 2022, 15:33
Jerome Powell Federal Reserve CBDC
No dia 2 de novembro, o Federal Reserve se reúne para decidir o futuro da sua taxa de juros. (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

A economia americana apresentou um crescimento modesto desde setembro, com o mercado de trabalho mantendo-se aquecido, assim como os salários e a inflação.

É o que aponta o Livro Bege, documento que mede as condições econômicas americanas nos 12 distritos do Federal Reserve e serve de base para as discussões na próxima reunião de política monetária do banco central.

De acordo com o banco central americano, quatro distritos observaram estabilidade e dois citaram declínios na atividade econômica, com desaceleração ou demanda fraca atribuída a taxas de juros mais altas, inflação e interrupções no fornecimento.

Os gastos no varejo permaneceram estáveis e a atividade manufatureira manteve-se estável ou expandiu-se na maioria dos distritos.

O crescimento dos preços manteve-se elevado, com as indústrias percebendo aumentos significativos nos preços de insumos, embora tenham sidos registrados alguns declínios nos custos de commodities, combustível e frete.

No dia 2 de novembro, o Fed se reúne para decidir o futuro da sua taxa de juros e deve promover a quarta alta seguida de 0,75 ponto percentual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado de trabalho

O relatório aponta que a maioria dos distritos registou aumento nas contratações, embora a demanda por mão de obra esteja arrefecendo. O motivo é que as empresas estão hesitantes em aumentar as folhas de pagamento em meio a preocupações crescentes de uma desaceleração econômica.

“As condições gerais do mercado de trabalho permaneceram apertadas, embora metade dos distritos tenha notado algum alívio nas dificuldades de contratação e/ou retenção.”

Um ponto de atenção é que a competição por trabalhadores levou a alguma caça ilegal de mão de obra por empresas  concorrentes ou indústrias concorrentes capazes de oferecer salários mais altos. Com isso, o crescimento salarial permaneceu generalizado.

Algumas empresas também disseram que a inflação elevada e os custos de vida mais altos estão elevando os salários, juntamente com a pressão do mercado de trabalho aquecido.

Confira o Livro Bege na íntegra

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.