EUA indicam nova embaixadora na Ucrânia após deixar cargo vazio por dois anos
O presidente Joe Biden anunciou nesta segunda-feira (25) a intenção de nomeação da diplomata Bridget Brink como nova embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia.
O cargo, que estava vazio desde 2019, deverá ser preenchido definitivamente após o indicado passar por uma audiência de confirmação e ser aprovado pelo Senado norte-americano.
A decisão de Biden veio um dia depois de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, e Lloyd Austin, secretário da Defesa, visitarem o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy, na cidade de Kiev, capital ucraniana.
Na primeira viagem de representantes americanos ao país do leste europeu desde a invasão da Rússia, os políticos firmaram alianças diplomáticas e os EUA prometeram maior comprometimento na defesa da Ucrânia.
A nomeação de um novo embaixador é o primeiro ato de Biden em resposta aos acordos feitos anteriormente. O cargo, que estava vazio há cerca de dois anos, foi deixado por Marie Yovanovitch após tensões com o ex-presidente Donald Trump.
Bridget Brink, a atual indicada, é formada em Ciência Política pelo Kenyon College, nos EUA, e mestre em Relações Internacionais e Teoria Política pela Escola de Ciências Políticas e Econômicas de Londres, na Inglaterra.
Atualmente, Brink é embaixadora na Eslováquia e já havia trabalhado como conselheira-sênior e secretária assistente no Escritório de Assuntos Europeus e Eurásia do Departamento de Estado dos EUA.