Coronavírus

EUA fazem novo esforço na vacinação para conter variante Ômicron

19 dez 2021, 14:38 - atualizado em 19 dez 2021, 14:38
A Ômicron foi encontrada em 43 dos 50 Estados dos EUA e em cerca de 90 países até agora (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A variante Ômicron está se espalhando pelo mundo à medida que a temporada de férias de inverno se aproxima, tornando vacinações contra Covid-19 e doses de reforço ainda mais importantes para os norte-americanos que viajam, afirmou o conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, neste domingo.

A Ômicron foi encontrada em 43 dos 50 Estados dos EUA e em cerca de 90 países até agora, após ter sido identificada pela primeira vez na África do Sul e em Hong Kong, no final de novembro.

O número de casos cresce entre 1,5 e 3 dias em áreas com transmissão comunitária e o vírus está se espalhando rapidamente em países com altos níveis de imunidade populacional, disse a Organização Mundial de Saúde no sábado.

“É, devastando o mundo”, disse Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, durante entrevista ao programa “Meet the Press”, da NBC.

O impacto do vírus está se espalhando pelos Estados Unidos, com aumento nas hospitalizações, remarcação dos jogos esportivos e cancelamento de shows.

Desde o início do mês, os casos e mortes por Covid nos EUA aumentaram cerca de 50% e o número de pacientes hospitalizados com a doença aumentou 26%, de acordo com um levantamento da Reuters.

O presidente norte-americano, Joe Biden, planeja para terça-feira um discurso sobre a variante e planos para combatê-la, reforçando mensagem à população não vacinada para que receba a imunização e a dose de reforço.

Parte do plano de Biden é se concentrar no aumento dos testes, disse Fauci ao programa “Estado da União”, da CNN.

“Temos que fazer melhor”, disse ele. “Nós realmente precisamos inundar o sistema com testes. Precisamos ter testes disponíveis para quem os quiser.”

Fauci pediu aos norte-americanos que viajam durante as férias que recebam reforço vacinal, usem máscaras e evitem espaços públicos lotados para ajudar a desacelerar a disseminação da Ômicron.

Viajar aumentará o risco de infecção até mesmo entre as pessoas vacinadas, disse Fauci.

“Veremos infecção invasiva – não há dúvida sobre isso”, disse Fauci. A Ômicron provavelmente superará a Delta como dominante nos Estados Unidos, acrescentou.

reuters@moneytimes.com.br