Internacional

EUA estão otimistas com anúncios ‘positivos’ da Opep+

28 jul 2022, 17:10 - atualizado em 28 jul 2022, 17:11
A reunião determinará se o presidente americano Joe Biden conseguirá o petróleo adicional que ele solicitou para o mercado global durante sua visita à Arábia Saudita em meados de julho (Imagem: Facebook/ Joe Biden )

Os EUA estão otimistas de que possam haver alguns anúncios positivos da Opep+ na próxima semana, disse um alto funcionário do governo Biden.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados se reunirão no dia 3 de agosto para discutir a política de produção de petróleo para setembro.

A reunião determinará se o presidente americano Joe Biden conseguirá o petróleo adicional que ele solicitou para o mercado global durante sua visita à Arábia Saudita em meados de julho.

Depois de encontrar com os governantes do reino, Biden disse que esperava mais aumentos de oferta dos membros do Golfo Pérsico da Opep para ajudar a controlar os custos de combustível nos EUA.

Os ministros sauditas foram rápidos em destacar que as decisões de política petrolífera seriam tomadas de acordo com a lógica de mercado e dentro da coalizão Opep+, que inclui não-membros como a Rússia. Mas não é incomum que Arábia Saudita enfatize publicamente o poder de decisão coletiva do grupo, mesmo quando articula uma agenda própria como líder efetivo do cartel.

O alto funcionário do governo Biden, que pediu para não ser identificado, disse que os EUA estimam que há uma oportunidade para expandir a produção de petróleo na Arábia Saudita.

O reino no passado fez aumentos unilaterais para aliviar o mercado e tem um histórico de atender a pedidos dos EUA, fornecedor-chave de armamentos.

A capacidade ociosa do reino é objeto de intenso debate entre os observadores do mercado de petróleo. No mês passado, o presidente francês Emmanuel Macron foi pego em câmera contando a Biden na cúpula do G7 que o governante dos Emirados Árabes Unidos, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, disse que seu país e a Arábia Saudita já estavam bombeando quase tanto petróleo quanto podem.

A Arábia Saudita disse à Opep que produziu cerca de 10,6 milhões de barris por dia em julho, e o reino disse repetidamente que sua capacidade máxima é de cerca de 12 milhões.

🏆Money Times é Top 9 em Investimentos!🏆

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!