Internacional

EUA elevam tarifas sobre a China para 104%, após retaliação

08 abr 2025, 14:02 - atualizado em 08 abr 2025, 14:54
EUA e China tarifas
(Imagem: REUTERS/Florence Lo)

A Casa Branca confirmou nesta terça-feira (8) que irá aplicar uma tarifa adicional de 50% sobre os produtos da China a partir de amanhã (9). Atualmente, as tarifas preveem 34% de sobretaxas.

Com isso, a taxa total sobre os produtos chineses subirá para 104%.

Os Estados Unidos (EUA) contestam que a China não retirou as tarifas retaliatórias até às 12h (horário de Washington), como foi exigido. Na última sexta (4), a potência asiática retaliou o país com taxas de 34%.

Em conferência nesta terça, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que a China cometeu um erro ao retaliar os EUA. “Quando os EUA são pressionados, eles pressionam mais. Por isso, vão taxar a China em 104%”.

Leavitt afirmou ainda que o presidente Donald Trump acredita que a China quer negociar, “mas não sabe como”. “Se a China entrar em contato, Trump será extremamente cordial, mas fará o que for melhor para os EUA”, disse.

Ontem (7), Trump já havia elevado o tom, em sua rede social, e ameaçado a elevar as tarifas para os produtos do país.

“Se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão Tarifas ADICIONAIS à China de 50%, com efeito em 9 de abril”, escreveu.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar