Internacional

EUA e Reino Unido realizam ataques contra houthis no Iêmen, dizem autoridades

12 jan 2024, 8:26 - atualizado em 12 jan 2024, 9:33
estados Unidos Iemen Ira Reino Unido
Acredita-se que esses sejam os primeiros ataques que os Estados Unidos realizaram contra os houthis no Iêmen desde 2016. (Imagem: Getty Images)

Os Estados Unidos e o Reino Unido começaram a realizar ataques contra alvos ligados aos houthis no Iêmen, disseram quatro autoridades norte-americanas à Reuters nesta quinta-feira, a primeira vez que ataques foram lançados contra o grupo apoiado pelo Irã desde que ele começou a atacar a navegação internacional no Mar Vermelho no final do ano passado.

Os houthis, que controlam a maior parte do Iêmen, têm atacado as rotas marítimas do Mar Vermelho para demonstrar seu apoio ao Hamas, um grupo islâmico palestino. Os ataques têm afetado o comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, responsável por cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

Acredita-se que esses sejam os primeiros ataques que os Estados Unidos realizaram contra os houthis no Iêmen desde 2016.

As autoridades, que falaram sob condição de anonimato, disseram que um comunicado formal deverá ser emitido em breve para detalhar os ataques.

Mais cedo nesta quinta, o líder dos houthis disse que qualquer ataque dos EUA ao grupo não ficaria sem resposta.

Os houthis, que tomaram grande parte do Iêmen em uma guerra civil, prometeram atacar navios ligados a Israel ou com destino a portos israelenses. No entanto, muitos dos navios atacados não tinham vínculos com Israel.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar