Internacional

EUA e México retomam negociações sobre tarifas e imigrações ilegais

06 jun 2019, 8:51 - atualizado em 06 jun 2019, 8:53
O chefe do executivo dos EUA afirmou na semana passada que os produtos mexicanos sofreriam tarifas de 5% caso o país latino não conseguisse impedir a imigração ilegal (Imagem: Pixabay)

Os governos dos EUA e do México devem retomar as negociações nesta quinta-feira (6) após as ameaças do presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas a produtos mexicanos de 5% caso o país latino-americano não impeça a imigração ilegal. As elevações podem chegar até 25%.

Nesta última quarta-feira (6), o vice-presidente Mike Pence se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrad, para defender maior controle na fronteira entre os dois países, segundo reportagem da Reuters.

Elbrad disse que as discussões focaram na imigração e se distanciaram do âmbito comercial. “Uma série de possibilidades foi discutida que precisam ser avaliadas em mais detalhes para tentar algum ponto comum”, disse.

Segundo o ministro, o México se interessa por soluções no longo prazo, ao contrário dos EUA, que pedem medidas imediatas.