Internacional

EUA e aliados ocidentais discutem ameaças nucleares de Putin

28 fev 2022, 14:49 - atualizado em 28 fev 2022, 14:49
Casa Branca
Uma autoridade da Casa Branca disse à Reuters que o presidente russo está intensificando a guerra com “retórica perigosa” e que a Rússia e os EUA há muito concordam que o uso nuclear teria consequências devastadoras (Imagem: Unsplash/David Everett Strickler)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falará com aliados e parceiros nesta segunda-feira, depois que o presidente Vladimir Putin colocou a dissuasão nuclear da Rússia em alerta máximo diante de uma enxurrada de represálias ocidentais pela guerra na Ucrânia.

Uma autoridade da Casa Branca disse à Reuters que o presidente russo está intensificando a guerra com “retórica perigosa” e que a Rússia e os EUA há muito concordam que o uso nuclear teria consequências devastadoras.

“Uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada”, disse a autoridade da Casa Branca. “Achamos que a retórica provocativa em relação às armas nucleares é perigosa, deve ser evitada e não vamos ceder a isso.”

A autoridade afirmou que os EUA estão avaliando a diretiva do presidente Putin e, neste momento, “não há razão para alterar nossos próprios níveis de alerta”. Nem os EUA nem a Otan têm qualquer desejo ou intenção de entrar em conflito com a Rússia, acrescentou a fonte.