EUA devem exportar volume recorde de produtos agrícolas no 1º tri, diz CEO da ADM
Os Estados Unidos devem registrar recorde na exportação de produtos agrícolas durante o primeiro trimestre deste ano, estimou nesta terça-feira o CEO da companhia norte-americana Archer Daniels Midland, Juan Luciano.
Com isso, a expectativa é que o lucro da companhia seja “significativamente maior” nos três primeiros meses de 2021, puxado pelo segmento de serviços agrícolas e oleaginosas da empresa, devido ao bom ritmo de embarques na América do Norte, e margens positivas para a soja, acrescentou o CFO da ADM, Ray Young.
Na ponta da demanda, Luciano disse esperar que as importações anuais de milho pela China cresçam para cerca de 25 milhões de toneladas, com a reconstrução do plantel de porcos chinês após um surto de peste suína africana (PSA) que acomete o país desde 2018.
Nesta terça-feira, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) reportou uma venda de 1,36 milhão de toneladas de milho norte-americano para a China, a maior aquisição desde julho.
Mais cedo, a ADM reportou um aumento de 36% no lucro do quarto trimestre, impulsionado pela expansão de seus negócios de serviços agrícolas e nutrição.
O lucro líquido atribuível à ADM cresceu para 687 milhões de dólares no trimestre encerrado em dezembro, ou 1,22 dólar por ação, o que se compara a 504 dólares e 90 centavos de dólar por ação no mesmo período do ano anterior.