EUA devem estar prontos para emitir um dólar digital?
O Federal Reserve — o banco central dos EUA — não tem planos imediatos de lançar uma criptomoeda.
Porém, isso não significa que não deve estar pronto para quando esse dia chegar, segundo Robert Bench, vice-presidente assistente no grupo de segurança de pagamentos no Federal Reserve Bank de Boston.
Durante uma recente conferência virtual realizada pelo The Block, quando perguntado sobre a postura dos EUA em relação a uma moeda digital emitida por banco central (CBDC), Bench afirmou que iniciativas estão sendo tomadas no fronte tecnológico que poderiam promover a missão do sistema do Federal Reserve.
“Assim como o Canadá, não temos planos em emitir [uma CBDC]. Mas é melhor estarmos prontos quando um desses acontecimentos surgir, como vimos por aí, e que faria com que agíssemos. Além disso, nosso departamento no Federal Reserve Bank de Boston é uma divisão puramente tecnológica. Não somos reguladores”, disse Bench, falando em seu nome, e não em nome do Fed.
Além disso, ele citou exemplos de diversas economias que provam casos de uso e como são dependentes em relação a bancos centrais.
Suécia, por exemplo, disse ele, enfrentou um desafio em que o uso do dinheiro reduziu lentamente e foi substituído por um modelo sem dinheiro em espécie.
Outro exemplo que ele deu foi a taxa de US$ 100 paga pelo banco central do Caribe Oriental quando tenta movimentar dinheiro por conta das inúmeras ilhas que existem no Caribe.
“Então, em nome do Fed, estamos tentando analisar o futuro para entender quais casos de uso pode fundir. Poderia fazer com que o setor executivo e legislativo tivessem de agir e se preparar para se comunicarem com os legisladores sobre quais são as desvantagens”, disse Bench, acrescentando:
“Essa é a principal questão para nosso departamento, para entender profundamente a tecnologia e detalhar, de forma clara, as desvantagens de cada decisão política a ser feita.”
Agora é a hora dos EUA entrarem
para o jogo das moedas digitais, afirma ex-CFTC