Câmbio

EUA designam China como manipuladora cambial

05 ago 2019, 19:56 - atualizado em 05 ago 2019, 20:33
O movimento dos EUA ocorre após a China permitir que sua moeda, o iuan, se enfraquecesse além do nível de 7 iuanes por dólar (Imagem: Ian Langsdon/Pool via REUTERS)

O governo dos Estados Unidos estabeleceu que a China está manipulando o câmbio e vai trabalhar com o Fundo Monetário Internacional para eliminar competição injusta de Pequim, disse o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, em um comunicado nesta segunda-feira.

A medida eleva a temperatura nas já tensas relações entre EUA e China e cumpre a promessa do presidente norte-americano, Donald Trump, de rotular a China como manipuladora cambial pela primeira vez desde 1994.

O movimento dos EUA ocorre após a China permitir que sua moeda, o iuan, se enfraquecesse além do nível de 7 iuanes por dólar pela primeira vez em mais de uma década. O governo chinês disse mais tarde que deixaria de comprar produtos agrícolas dos EUA, inflamando uma guerra comercial com os Estados Unidos.

A forte queda de 1,4% no iuan vem dias após Trump surpreender os mercados financeiros, prometendo impor tarifas de 10% sobre os 300 bilhões de dólares restantes das importações chinesas a partir de 1º de setembro, rompendo abruptamente um breve cessar-fogo na guerra comercial que afetou as cadeias de fornecimento globais e desacelerou o crescimento.

A notícia abateu fortemete o dólar e reforçou o preço do ouro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar