EUA: deputados democratas formam grupo com foco em criptomoedas
A deputada democrata Maxine Waters, que lidera o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, está reunindo membros democratas da Câmara em um novo grupo de trabalho com foco em criptomoedas.
Waters se juntou, brevemente, à Força-tarefa Fintech em uma audiência virtual hoje (15), cujo assunto principal eram as moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs). Ela aproveitou a ocasião para expressar suas preocupações quanto ao crescimento das criptomoedas, antes de dizer:
Visto que as criptomoedas crescem exponencialmente, organizei um grupo de trabalho com membros democratas, para nos comprometermos com reguladores e experts, para que possamos nos aprofundar nessa indústria mal compreendida e minimamente regulamentada.
Waters já criticou as criptomoedas, mas está se juntando a rankings crescentes de líderes-sênior do Partido Democrata para falar criticamente sobre o assunto nas últimas semanas, especialmente desde o ataque de ransomware à operadora de oleodutos Colonial Pipeline, em maio.
Em uma audiência semelhante sobre CBDCs diante do Comitê de Políticas Econômicas do Senado, a senadora Elizabeth Warren criticou fortemente as criptomoedas e, especialmente, o uso de energia para a mineração de bitcoin (BTC).
A administração do atual presidente americano, Joe Biden, também destacou ataques de ransomware como uma preocupação de segurança nacional.