EUA: Congresso deverá voltar a normalidade na próxima quinta, diz Pelosi
Na próxima quinta-feira (3), os democratas terão a maioria no Congresso norte-americano e deverão terminar a paralização existente a 10 dias, em meio às tensões crescentes acerca da proposta de criação de um muro entre a fronteira dos EUA e do México, conforme veiculado na Bloomberg nesta segunda-feira (31).
Nancy Pelosi, política democrata que deverá ser eleita como presidenta da Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira (3), declarou que seu partido deverá votar para o encerramento da paralisação, o que abre margens para negociações de ambos os lados.
Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado encontram-se com suas atividades paralisadas desde 22 de dezembro, em protesto a proposição de Donald Trump, presidente dos EUA, de cercar a fronteira entre o país asteca e o vizinho norte-americano, em clara sinalização de xenofobia.
Três cenários
Basicamente, existem três formas de se encerrar a paralização: Trump abdica dos US$ 5 bilhões que ele deseja para a construção do muro; os democratas concedem o dinheiro a Trump; ou ambos os lados dão uma trégua e novo acordo é realizado.
Existe grande probabilidade de que republicanos e democratas adotem solução pacífica e decidam negociar os termos e as condições para a construção – ou não – do muro requerido por Trump.