CryptoTimes

EUA: Congresso deverá realizar audiência sobre impactos da mineração de bitcoin

06 jan 2022, 11:30 - atualizado em 06 jan 2022, 11:30
Bitcoin Folha Natureza Meio Ambiente
O horário e a lista de testemunhas ainda têm de ser definidos, mas a audiência poderá acontecer o quanto antes (Imagem: Pixabay/vjkombajn)

Um subcomitê do Congresso dos Estados Unidos está preparando uma audiência para examinar o impacto ambiental das criptomoedas, especialmente por meio da mineração de bitcoin (BTC), disseram três fontes com informações sobre o assunto ao The Block.

O Subcomitê de Supervisão e Investigação do Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados está, aparentemente, trabalhando com uma lista de testemunhas para responderem pelo uso de energia no mecanismo cripto proof-of-work (PoW), especialmente pela rede bitcoin.

O horário e a lista de testemunhas ainda têm de ser definidos, mas a audiência poderá acontecer o quanto antes, como no final do mês.

Uma fonte envolvida em discussões pré-audiência com o subcomitê disse ao The Block que o comitê mais amplo apresentou diversas preocupações após os recentes eventos no estado de Nova York.

À medida que a mineração de bitcoin deixava a China em 2021, após proibições ao setor no país, os Estados Unidos dominaram o mercado como a maior fonte de taxa de hashes da rede no mundo.

Várias operações de mineração se mudaram para velhas instalações no norte do estado de Nova York, o que chamou mais a atenção da mídia e de políticos que os repentinos aumentos em outros estados, como Texas e Wyoming.

Em outubro, mais de 70 grupos ambientalistas escreveram aos líderes da Câmara dos Deputados e do Senado americano, pedindo por fiscalização.

No início de dezembro, a senadora Elizabeth Warren escreveu para Greenidge, a operação de mineração cripto mais conhecida nessa polêmica de Nova York, solicitando que a empresa se responsabilizasse por suas práticas.

Dias depois, o jornal The New York Times publicou um relatório criticando o aumento da mineração de bitcoin no estado. 

Funcionários do subcomitê não responderam a pedidos de comentários para confirmar ou negar as preparações para a audiência.