EUA anunciam redução de 50% nas emissões de gases poluentes até 2030
O presidente americano, Joe Biden, anunciou a meta de redução de gases-estufa de 50% para 2030, em relação aos níveis de 2005. A meta vale para toda a economia.
O anúncio foi feito durante a Cúpula de Líderes Climáticos que a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris abriu nesta quinta-feira (22).
A intenção dos EUA é voltar a assumir a liderança climática e estimular outros países a aumentarem a ambição nas metas de redução e no financiamento climático.
Os EUA têm como meta de longo prazo ter emissões líquidas zero até, no máximo, 2050. Biden fez do enfrentamento à mudança climática uma das prioridades de seu governo.
Para isso reorganizou os ministérios em torno desta tarefa.
O foco da estratégia do governo democrata também é aumentar o volume de empregos, garantir a competitividade econômica, promover a justiça ambiental e melhorar a segurança das comunidades nos EUA.
Para desenvolver a meta, o governo analisou como todos os setores da economia podem dar impulso à inovação, abrindo novas oportunidades e estimulando a competitividade.
A meta, diz o texto, se baseia na liderança de prefeitos e governadores, líderes religiosos e tribais, empresários e investidores.