Política

“Eu quero para eles tudo que eu não tive”, diz Lula sobre possibilidade de prisão de Bolsonaro

21 mar 2023, 16:12 - atualizado em 21 mar 2023, 16:12
Lula
Lula diz que não cabe a si dizer se Bolsonaro deve ser preso ou não (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu, nesta terça-feira (21), sua primeira entrevista ao vivo desde que tomou posse. Em meio aos assuntos sobre arcabouço fiscal, viagem à China, estatais e mercados, Lula respondeu questão sobre uma eventual prisão do ex-presidente, Jair Bolsonaro.

Questionado sobre se acha que Bolsonaro deveria ser preso, Lula apontou que não cabe ao presidente da República determinar se ele será preso ou não.

“Tem muitos processos contra ele, eu acho que quero que ele tenha presunção de inocência, que eu não tive. E se ele for julgado culpado, que pague o preço de sua culpabilidade”, respondeu.

Ainda, destacou que não é sua função determinar quem deve ser preso, pois isso cabe ao julgamento exercido pela Justiça. “Eu quero para eles tudo que eu não tive”. Em entrevista, Lula, que foi preso em agosto de 2018, chorou ao mencionar a época.

Fim do foro privilegiado de Bolsonaro

Jair Bolsonaro, não tem mais foro privilegiado, por isso, o que não faltam são investigações contra o ex-presidente.

Em 10 de fevereiro, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, enviou para primeira instância da Justiça Federal do DF quatro pedidos de investigação contra Bolsonaro. Como ele não tem mais privilégios políticos, não cabe mais ao STF avaliar os pedidos.

As investigações são sobre declarações do ex-presidente às vésperas e durante as comemorações do 7 de Setembro contra o tribunal e ministros da Corte. Os pedidos são de parlamentares que afirmam que as falas de Bolsonaro “amplificam e reverberam a retórica antidemocrática e golpista”.

Também estão sendo investigados casos de racismo e de desvios no Ministério da Educação durante o seu governo.

Ainda, há o caso das joias enviadas pela Arábia Saudita para Jair e Michelle Bolsonaro, em que a pena para o suposto crime chega a 12 anos de prisão.

Primeira entrevista ao vivo de Lula

Ainda em entrevista, sobre seu retorno como presidente, Lula destacou que o processo eleitoral foi difícil, mas que voltou à presidência com muita vontade de fazer o que o povo espera.

Lula afirmou ainda que não é preciso se preocupar com a economia, pois o governo irá fazer com que ela volte a crescer. O presidente defende que o crescimento é necessário para gerar empregos e que irá trabalhar a favor de políticas de financiamento e crédito para pequenas e médias empresas.

“Eu sei que agora não está fácil, não está fácil no mundo e no Brasil”, afirmou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar