CryptoTimes

Ethereum pode chegar perto de zero; Bored Apes, Criptopunks e coleções NFTs famosas também

10 ago 2022, 15:49 - atualizado em 10 ago 2022, 15:49
Ethereum PoS PoW
(Imagem: Pexels/Jievani)

Um dos assuntos mais comentados no mercado cripto essa semana foi acerca do potencial “fork” (“bifurcação”, em tradução livre) para manter o blockchain da rede Ethereum (ETH) funcionando com o algoritmo de proof-of-work (PoW). Essa bifurcação trata-se de uma cópia do blockchain original – que continuará seguindo de forma paralela após a atualização do The Merge.

É sob essa perspectiva que usuários enxergam um cenário onde a rede da Ethereum PoW (bifurcada) trará consigo cripoativos como Uniswap, Aave, o próprio Ethereum e todas coleções famosas de NFTs próximo de zero.

A ideia de um fork na Ethereum ganhou tração nas duas últimas semanas, após o influente investidor e minerador de ETH chinês, Chandler Guo – que esteve envolvido no fork que resultou na Ethereum e Ethereum Classic (ETC) em 2016 – ter proposto a bifurcação do blockchain da Ethereum, nomeando a nova rede “ETH PoW”.

Um novo mundo em meio ao “criptocaos”

Após a bifurcação da rede, todos os criptoativos, NFTs e protocolos presentes na rede original serão copiados para a rede bifurcada.

Por esse motivo, os preços dos criptoativos da rede PoW, no primeiro momento estarão à mercê da mais pura lei de oferta e demanda do mercado.

Assim como um estrangeiro acordando em uma terra desconhecida e sem lei, os investidores irão se deparar com uma cópia da rede Ethereum, totalmente inóspita e especulativa.

Para Vitalik, Buterin, fundador da rede Ethereum, a atualização dificilmente terá adoção a longo prazo.

Isso significa que no começo podem haver movimentos especulativos fortes, mas, para Buterin, a rede não será sustentável pela falta de usuários.

É preciso tomar cuidado, e verificar, se os ativos que estão em sua posse serão duplicados para a nova rede, negociados ou sequer existirão.

A grande queda da Ethereum PoW virá das stablecoins

Conforme o analista da Mercurius Crypto, um dos grandes problemas será os “diversos tokens que hoje são sintéticos/derivativos, e que representam posições administradas em pontes, que estão travadas ou mintadas em outras redes.”

Castaneda discorre que caso esses protocolos de ponte não consigam negociar a liquidez duplicada, não irão conseguir pagar os usuários que negociam no protocolo.

“Com stablecoins e tokens sintéticos teoricamente indo a ZERO, iremos ver uma quebra nos colaterais e money-legos de DeFi nesta nova rede ETHW, o que pode causar um efeito cascata efetivamente resultando em uma rede disfuncional e auto-liquidada”, diz.

Para ele, a melhor forma de lucrar com essa bifurcação é vendendo o criptoativo da rede PoW no primeiro par de negociação que for aberto.

Tokens não fungíveis (?) na Ethereum PoW

O trader pseudônimo conhecido como Kaleo disse a seus 530.000 seguidores que os detentores de NFT poderiam essencialmente dobrar suas coleções.

No “Fio” do Twitter, o trader começa fazendo uma pergunta provocativa aos seus seguidores: “Você possui um ETH NFT e quer um airdrop legítimo e gratuito ainda este ano? Não mesmo. Estou falando sério. Leia isso.”

“Hipoteticamente – digamos que há um fork de prova de trabalho ETH semi-viável que surge após a mesclagem (para facilitar o futuro, vamos chamá-lo de pETH). Quaisquer ETH NFTs que você possui pré-fork, agora você possui em ambas as cadeias.”

Ele afirma que somente haverá uma quantidade decente de volume para NFTs na cadeia bifurcada se alguma corretora descentralizada (DeX) suportar o “pETH” à medida que a comunidade começar a especular qual será o blockchain que prevalecerá.

Para Hasu, líder de estratégia Flashbots.net e colaborador de pesquisa na Paradigma, empresa de investimento em criptoativos e Web3, o “fork” será uma armadilha gigante de varejo.

“Mineradores, bolsas, comerciantes estão todos tentando falar sobre isso por suas próprias razões de interesse próprio”, diz na sequência de publicações.

Já para outros, a especulação em NFTs duplicadas é um risco que estão dispostos a correr após a provável bifurcação.

“Eu diria que a melhor aposta são projetos históricos como criptopunks por seu status “original” na cadeia PoW . Esses malucos da NFT vão enlouquecer tentando descobrir se manter a versão original versus a nova versão PoS é a melhor opção para reserva de valor, etc”, comenta usuário no Twitter.

Entre para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar