Ethereum (ETH) torna-se deflacionária pela primeira vez desde ‘The Merge’
Ethereum (ETH) se tornou deflacionária pela primeira vez desde a atualização “The Merge”, visto que o crescimento do novo fornecimento caiu para -0,12% nos últimos sete dias, segundo estimativas do ultrasound.money – resultado direto das taxas de gás médias registrando pico entre 20 e 30 gwei, o que arrastou para baixo a nova emissão de ETH.
Após The Merge, que fez a transição do mecanismo de consenso usado pela Ethereum – de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS) – em 15 de setembro, a taxa da criação de novos ETH caiu quase 90% como resultado das recompensas de validadores sendo significativamente menores que as recompensas obtidas por mineradores, sob o mecanismo PoW.
Visto que uma parte das taxas para processar transações na Ethereum é queimada, era esperado que o crescimento no fornecimento geral se tornasse deflacionário quando a taxa de gás ficasse acima de 15,3 gwei – ponto em que mais ETH são queimados que enviados como recompensa a validadores, levando à queda nas recompensas dos blocos seguintes.
Novos aumentos na taxa de gás da Ethereum
Embora a média das taxas de gás tenha permanecido baixa por algum tempo depois de The Merge, elas dispararam repentinamente na semana passada, com o lançamento de um novo token de staking, chamado XEN.
Esse token pode ser emitido de graça por qualquer usuário da Ethereum e colocado em staking para a obtenção de maiores recompensas.
À medida que usuários tem resgatado mais e mais tokens, o contrato autônomo do projeto consumiu grandes quantidades de gás na Ethereum.
Nos últimos sete dias, a emissão de XEN queimou quase 3.700 ETH (US$ 4,8 milhões) – o maior valor entre todas as aplicações da Ethereum, segundo dados do ultrasound.money.
“ETH está se tornando deflacionário novamente, graças somente a um único token, chamado XEN, que consumiu metade de todo o espaço de blocos da Ethereum no último dia”, observou o desenvolvedor da Ethereum conhecido como foobar, no Twitter, nessa segunda-feira (10).
Ainda, analistas apontaram que, embora o token XEN esteja levando Ethereum a se tornar deflacionária, XEN pode ter uma tokeconomia suspeita – o que alguns apontam como propriedades semelhantes a esquemas de pirâmide com criptomoedas.
“Este novo esquema de pirâmide acabou de ser implementado e com uma emissão de token gratuita, e pessoas estão emitindo [os tokens], elevando os preços das taxas de gás. Não me importo com o que isso é, mas esta é a causa da deflação da Ethereum”, disse o cofundador de EthHub, Anthony Sassano, em um vídeo, referindo-se à atividade ligada ao token XEN.
“Agora que estamos acima da barreira de 15,3 gwei, [Ethereum] está deflacionária e você começa a ver o fornecimento cair”, acrescentou.
Siga o Crypto Times no Instagram!
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.