CryptoTimes

Ethereum (ETH) ativa última fase de ‘The Merge’ para mudar para proof-of-stake

15 set 2022, 8:21 - atualizado em 15 set 2022, 8:21
Ethereum Merge
Ethereum deverá reduzir quase completamente seu consumo energético. (Imagem: Pexels/Jievani)

Ethereum (ETH) ativou a segunda fase da atualização “The Merge”, chamada Paris, e agora as transações da rede estão sendo processadas sob o mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS).

The Merge foi ativada após Ethereum ter alcançado o valor determinado da dificuldade total do terminal (TTD, na sigla em inglês) no blockchain proof-of-work (PoW), às 3h44min, no horário de Brasília, desta quinta-feira (15). TTD é uma medida combinada do quão difícil é produzir um bloco para transações e como isso se deu ao longo do tempo.

O primeiro epoch foi finalizado às 3h49min desta madrugada. Esse é um marco importante que desenvolvedores buscavam ver para verificar se a atualização sairia conforme planejado.

“E terminamos! Feliz Merge para todos. Este é um grande momento para o ecossistema da Ethereum. Todos que ajudaram a tornar The Merge possível deveriam se sentir muito orgulhosos hoje”, disse o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, no Twitter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é The Merge?

The Merge está em desenvolvimento desde 2020 e é o último passo da transição da rede Ethereum para proof-of-stake.

A atualização representa a mudança oficial para Beacon Chain – que usa PoS – para a produção de blocos da rede.

The Merge também representa uma mudança da mineração de criptomoeda, que usa poder computacional para produzir blocos em troca de recompensas, para validação, em que não há mais um ambiente competitivo para validar transações.

Beacon Chain foi lançado em 2020 e foi o primeiro passo para a mudança para PoS. Desenvolvedores da Ethereum queriam dividir a atualização em duas etapas, para terem tempo o suficiente para testar a atualização antes da transição completa para proof-of-stake.

Uma analogia para melhor conceitualizar The Merge feita pela Ethereum Foundation é “imaginar que a Ethereum é uma nave espacial que ainda não está pronta para uma viagem interestelar. Com Beacon Chain, a comunidade desenvolveu um novo motor e um casco endurecido. Após testes significativos, é quase hora de trocar o antigo motor pelo novo em pleno voo”.

A ativação de The Merge representa a mudança do motor da nave espacial em pleno voo.

Um dos principais resultados esperados com The Merge é a redução em mais de 99% no consumo energético da Ethereum. A conclusão de The Merge também representa uma redução de 90% na emissão de ETH, segundo ultrasound.money.

Desenvolvedores da Ethereum agora focarão em aumentar a escalabilidade do blockchain por meio de rollups. Geralmente referidos como redes de segunda camada, rollups reúnem transações em seus respectivos blockchains e as enviam em massa para Ethereum.

Essa abordagem permite que redes de segunda camada executem transações mais baratas e mais rapidamente, ao mesmo tempo em que recebem o benefício da segurança da Ethereum – embora com algumas concessões.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.