CryptoTimes

Ethereum (ETH): Após implementação de Bellatrix, o que vem a seguir em ‘The Merge’?

07 set 2022, 15:53 - atualizado em 07 set 2022, 15:53
Ethereum
Quando Paris acontecer, Beacon Chain será fundido ao blockchain principal da Ethereum. (Imagem: Unsplash/Kanchanara)

Na terça-feira (6), às 8h34min, no horário de Brasília, Bellatrix – a primeira fase de “The Merge” – foi finalmente implementada na Ethereum (ETH).

Considerada uma bifurcação drástica (“hard fork”, em inglês), a atualização introduziu o parâmetro de “carga de execução” – necessário para validadores começarem a criar blocos na rede principal – o que, até agora, não estava presente em Beacon Chain.

Aparentemente, Bellatrix não teve problemas na implementação, e validadores até incluíram um graffiti – texto escrito por eles – no blockchain, dizendo “Bem-vindos ao novo começo”.

Agora, todos os olhos se voltam para o que vem a seguir em The Merge.

Ethereum Foundation compara The Merge à “mudança de uma engrenagem em um foguete em meio ao lançamento”. Portanto, The Merge “foi configurada para ser implementada sem a necessidade de pausar qualquer coisa durante a mudança”.

Porém, a mudança da engrenagem é um processo de duas etapas, sendo Bellatrix a primeira delas. Agora, a mudança principal será feita com a segunda e última etapa: Paris.

Pense em Bellatrix como uma preparação do Beacon Chain – rede proof-of-stake (PoS) da Ethereum que opera paralelamente à rede principal – para ser fundido ao blockchain principal da Ethereum.

Quando Paris acontecer, Beacon Chain será fundido ao blockchain principal da rede, que mudará o mecanismo de consenso, de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake.

Ethereum (ETH): Tudo o que você precisa saber sobre ‘The Merge’

Quando The Merge será finalizada?

A atualização Paris deverá acontecer entre os dias 10 e 20 de setembro. A data será determinada quando a rede alcançar o limite de dificuldade total, também chamado de dificuldade total do terminal (TTD, na sigla em inglês).

Segundo Ethereum Foundation, TTD “é uma medida cumulativa do poder total de mineração que foi destinado à criação da rede”, e Paris será ativada quando TTD atingir 58.750.000.000.000.000.000.000.

De modo mais simples, uma vez que a dificuldade da mineração de um bloco atingir ou exceder esse nível, o próximo bloco será produzido usando proof-of-stake. É estimado que a produção do primeiro bloco usando PoS seja completada aproximadamente 13 minutos após a atualização Paris.

“Quando o momento chegar e o critério for atingido, blocos deixarão de ser produzidos usando proof-of-work em um bloco para serem produzidos com proof-of-stake no próximo [bloco]”, disse Ethereum Foundation.

O momento exato em que TTD será atingido depende do poder de hashes após Bellatrix – é por isso que é difícil determinar com antecedência uma data e horário para a implementação de Paris.

Porém, desenvolvedores da Ethereum escolheram TTD para mirar no dia 15 de setembro, sabendo que a data definitiva pode flutuar para alguns dias antes ou depois.

De um ponto de vista técnico, a atualização Paris bem-sucedida marca a conclusão de The Merge.

Outras atualizações da Ethereum

Assim que The Merge for finalizada, ainda haverá alguns passos a serem feitos em relação à transição para PoS.

Isso inclui a possibilidade de remoção do ETH que colocado em staking por investidores. Para que esse ETH possa ser removido, investidores precisarão esperar até a atualização Shanghai – a próxima grande atualização pós-The Merge.

Isso significa que novos ETH emitidos e acumulados no Beacon Chain permanecerão bloqueados e ilíquidos pelos próximos 12 meses.

Além disso, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, também esboçou uma visão a longo prazo para o futuro da rede blockchain.

Ainda há muita especulação sobre o quais futuras atualizações estão envolvidas na Ethereum, mas Buterin já forneceu nomes para elas. Uma vez que The Merge for finalizada, poderá haver as atualizações Surge, Verge, Purge e Splurge.

“The Merge é proof-of-stake. The Surge é sharding, e The Verge é Verkle Trees, The Purge são coisas como expiração do estado e exclusão da história antiga, e The Splurge é basicamente todas as outras divertidas”, disse Buterin na Ethereum Community Conference na França, em julho.

Essas futuras atualizações focarão em resolver problemas essenciais que atrapalham a Ethereum há anos, como escalabilidade. Porém, ainda poderá levar muito tempo até que essas atualizações sejam feitas – estima-se que “completar” a Ethereum possa levar até seis anos.

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar