CryptoTimes

Ethereum 2.0: “The Merge” é ativado em Ropsten, a principal rede de testes

08 jun 2022, 15:23 - atualizado em 08 jun 2022, 15:23
Ethereum
Ropsten é a mais antiga e principal rede de testes da Ethereum. (Imagem: Unsplash/shutter_speed)

Na preparação da transição, chamada “The Merge”, da Ethereum (ETH) para o mecanismo proof-of-stake (PoS), que deverá acontecer neste ano, desenvolvedores ativaram a transição em Ropsten, a principal rede de testes da Ethereum.

The Merge” foi ao ar na tarde desta quarta-feira, após a data ter sido anunciado no dia 3 deste mês.

A rede proof-of-work (PoW) Ropsten foi fundida ao beacon chain proof-of-stake por meio da combinação dos dois códigos em um só. A transição ativada hoje é fundamental para verificar se softwares de clientes que usam nós da Ethereum conseguem operar sem quaisquer problemas.

As equipes de softwares de clientes participaram de “The Merge”, incluindo Lighthouse, Lodestar, Prysm, Teku, Besu, Erigon, go-ethereum (geth) e Nethermind.

Vale ressaltar que as redes de testes são idênticas à rede principal, com a diferença fundamental de que, nas primeiras, os fundos reais não ficam em risco, caso haja algum problema técnico na transição.

A transição definitiva no blockchain principal da Ethereum deverá acontecer em agosto deste ano, embora ainda não tenha sido divulgada uma data específica.

O “The Merge” em Ropsten foi feito para servir como uma importante prática para a fusão do blockchain principal, que fará a transição da Ethereum do mecanismo PoW para PoS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cofundador da Ethereum comenta sobre “The Merge”

“É claro que The Merge funcionando bem por seis horas não é evidência de sucesso completo”, disse Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, em uma transmissão ao vivo feita hoje.

“Existem vários tipos de problemas a longo prazo em torno de MEV, centralização de staking e proteção contra ataques de negação de serviço (DOS), além de coisas que podem potencialmente nos prejudicar três semanas após The Merge, ao invés de dois minutos depois do início [da fusão]”, acrescentou.

Testes anteriores incluem um “shadow fork” na rede principal, em abril deste ano, e outra fusão na rede de testes Kiln.

A transição iniciada hoje é medida por algo chamado Terminal Total Difficulty (TTC, ou Dificuldade Total do Terminal, em tradução livre). “The Merge” é considerado ativado quando esse nível de dificuldade de bloco é alcançado na versão proof-of-work.

A versão PoW de Ropsten ultrapassou a medida pré-determinada de 50 quadrilhões, para proteger a transição de qualquer atividade maliciosa ao adquirir taxa de hashes artificialmente.

Antes da ativação de “The Merge”, operadores de nós tiveram de configurar manualmente os clientes para ultrapassar a Terminal Total Difficulty de Ropsten, tanto para clientes da versão PoS quanto PoW.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Crypto Times no Telegram. Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.