Ether (ETH) é enviado de carteiras banidas de Tornado Cash para carteiras de celebridades
Alguém está enviando pequenas quantidades de ether (ETH) a partir de carteiras banidas de Tornado Cash – protocolo que embaralha transações em blockchain – para uma variedade de carteiras pertencentes a pessoas famosas no mundo cripto e celebridades.
A iniciativa aparenta ser algum tipo de protesto contra o banimento ao protocolo, anunciado pelo Departamento do Tesouro nessa segunda-feira (8).
Conforme observado pelo diretor de tecnologia da Astaria, Joseph Delong, uma pessoa está enviando 0,1 ETH para uma variedade de carteiras de criptomoedas, principalmente associadas com nomes da Ethereum Name Service (ENS) e indivíduos famosos no mundo cripto.
O remetente anônimo enviou essa quantia para o cofundador do EthHub, Anthony Sassano, o negociador cripto identificado pelo pseudônimo Loomdart e o CEO da Coinbase, Brian Armstrong.
O apresentador Jimmy Fallon, o YouTuber Logan Paul e a irmã de Mark Zuckerberg, Randy Zuckerberg, também receberam a quantia.
A distribuição de ether está sendo feita a partir de carteiras de criptomoedas sancionadas pelo Tesouro americano. Como consequência, os destinatários das carteiras poderão enfrentar problemas.
Por exemplo, se o ether é enviado a uma carteira que pertence a uma entidade com sede nos EUA, como uma corretora cripto, é possível que o destinatário precise congelar o valor recebido da conta sancionada.
Apesar de o remetente não ter se identificado – embora uma conta pseudônima tenha dito pretender fazer isso – a ação indica que a pessoa responsável pela distribuição discorda das recentes sanções.
Banir Tornado Cash é eficaz?
Muitos defensores de cripto se opuseram ao banimento feito pelo Tesouro americano, chamando a ação de “exagero do governo” para sancionar um protocolo.
“Realidade: [Tornado Cash] não é uma pessoa, nem uma entidade de negócios. É uma ferramenta de software de código aberto. Não pode ser sancionada, não responde à intimação ou a exigências legais. Americanos em busca de privacidade é que foram sancionados”, disse o fundador de ShapeShift, Erik Vorhees.
As sanções já afetaram muitos usuários cripto. Por exemplo, a Circle, emissora da stablecoin USDC, congelou um pool de USDC presente nas carteiras sancionadas. Isso significa que diversos usuários cripto, os quais podem realizar transações legítimas, tiveram seu dinheiro congelado.
“Parece que USDC de fato inseriu os contratos de Tornado Cash na lista de má reputação, indicando que, se você tinha USDC depositado em Tornado, você não pode mais acessá-lo, mesmo que o que você fez tenha sido perfeitamente legal e legítimo”, disse o cofundador da Gnosis, Martin Köppelmann, no Twitter.
Entre para o grupo do Crypto Times no Telegram!
Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.