CryptoTimes

ETF de Ethereum (ETH) é aprovado e cripto cai, mas investidores continuam otimistas; entenda

24 maio 2024, 10:43 - atualizado em 24 maio 2024, 10:43
ethereum etf aprovado sec eua cripto cai
Personalidades do mundo cripto afirmam que aprovação de ETFs à vista de Ethereum (ETH) é excelente notícia (Imagem: Unsplash/Kanchanara)

A SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (EUA), aprovou nesta quinta-feira (23) os ETFs spot de Ethereum (ETH) à vista, a segunda maior criptomoeda do ecossistema cripto.

Como reação, apesar da alta sequencial que apresentou antes da aprovação, o ETH recuava 2,06% às 09h30 desta sexta-feira (24). Mas a queda chegou a alcançar 4,49% durante a manhã, seguindo o movimento de “‘compre no boato, venda no fato”, algo que também ocorreu quando os ETFs spot de Bitcoin (BTC) foram aprovados no começo do ano.

A SEC aprovou os formulários 19b-4 de ETFs da BlackRock, Fidelity, Grayscale, Bitwise, VanEck, Ark, Invesco Galaxy e Franklin Templeton, mas ainda é necessário obter as declarações de registro S-1 antes das negociações começarem, necessárias para a listagem de títulos pela SEC.

  • Já quis saber o que acontece nos bastidores do mercado cripto? O especialista Valter Rebelo estará no maior evento de criptomoedas do mundo e vai mostrar tudo em uma transmissão gratuita. Faça sua pré-inscrição aqui.

Anteriormente, o mercado enxergava como improvável a aprovação dos fundos, com apenas 25% acreditando que a SEC daria o aval. Entretanto, a Bloomberg revisou posteriormente as expectativas, apresentando uma chance de 75%.

Isso fez com que, a partir do dia 20 de maio, a criptomoeda tivesse alta de 25%.

Staking foi ponto controverso

Também, a Comissão pediu a retirada de mecanismos que envolvem staking, uma forma de transação em que o investidor da cripto investe a mesma em uma rede específica, validando transações, e, em troca, recebe recompensas por isso.

Sebastián Serrano, CEO e cofundador da Ripio, apresenta essa como uma das diferenças entre a aprovação dos ETFs na bolsa de Wall Street e na de Hong Kong, que deixou mantida a possibilidade de staking, o que sugere que esse foi um dos aspectos mais controversos na aprovação.

“Mas, se Hong Kong também aprovar ETFs à vista de Ethereum que incorporem staking, a vantagem comparativa poderá ser muito interessante para o lado oriental”, afirma Serrano.

Aprovação de ETF de Ethereum traz otimismo

José Artur Ribeiro, CEO da Coinext, ressalta a velocidade com que a aprovação surgiu, provavelmente para evitar que a notícia fosse vazada, como ocorreu com o ETF à vista de Bitcoin.

“De qualquer forma, é uma excelente notícia e corrobora com a expectativa de um grande ano para os ativos virtuais, tanto do lado regulatório quanto do lado macroeconômico”, afirma Ribeiro.

Richard Teng, CEO da Binance, também corrobora com o otimismo. “Estamos otimistas que este mais novo passo levará a uma maior aceitação regulatória, abrindo caminho para uma adoção maior de ativos digitais pelos entes tradicionais globalmente — seja para ETH, BTC ou outros”, diz.

Ele também espera que a aprovação obtida pelo Ethereum traga mais entradas de recursos para o mercado cripto, algo observado após a aprovação dos fundos de BTC.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar