BusinessTimes

Etanol, Vale (VALE3), dividendos e mais: Veja os destaques da semana no Money Times

09 jul 2022, 9:30 - atualizado em 08 jul 2022, 12:06
etanol
Veja a seguir as dez notícias mais lidas do Money Times na semana (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Nesta semana, a saga dos combustíveis ganhou destaque no Brasil. Após a aprovação do projeto que limita o ICMS de combustível, o Governo Federal publicou um decreto estabelecendo que os postos divulguem os preços dos combustíveis antes e depois do teto do imposto.

A especulação quanto à redução dos preços nos postos movimentou a semana.

Além disso, os dividendos e as carteiras recomendadas para o segundo semestre de 2022 e outros assuntos chamaram a atenção dos investidores. Confira abaixo as dez notícias mais lidas do Money Times entre 3 e 9 de julho:

10º lugar – Estas são as 3 ações de dividendos para encarar o segundo semestre; veja

Com um cenário de volatilidade e carregado de incertezas, investir em ações que pagam dividendos pode ser uma boa saída tanto para se proteger como para ganhar com os proventos.

De acordo com o analista Múrilo Breder, da NuInvest, as empresas pagadoras de dividendos seguem demonstrando sua resiliência em meio ao cenário conturbado da bolsa.

Clique para ler a matéria.

9º lugar – Etanol até 6% mais barato? Veja os Estados que lideraram queda de preços na semana

Uma semana após a sanção do presidente Jair Bolsonaro à Lei Complementar 192/2022, que estabelece um teto para a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o etanol está, em média, 3,08% mais barato no Brasil.

Veja mais.

8º lugar – IRB (IRBR3) e Via (VIIA3) estão entre as maiores posições vendidas da Bolsa; veja ranking

IRB (IRBR3) e Via (VIIA3), que desabam mais de 60% no mercado acionário neste ano, ainda estão entre as maiores posições vendidas da Bolsa, indica relatório divulgado pela XP Investimentos.

As duas empresas aparecem em uma lista de maiores taxas de short selling – venda a descoberto.

Leia mais.

7º lugar – Vale (VALE3) ou Bradespar (BRAP4): Qual a melhor para dividendos?

Leitor do Money Times pergunta se é melhor comprar Vale (VALE3) ou Bradespar (BRAP4), para quem busca dividendos. A pergunta é feita porque a Bradespar investe na mineradora e, em termos monetários, o valor da ação é menor.

Confira.

6º lugar – E o Brasil? Saiba quais economias devem entrar em recessão, segundo holding japonesa

Para o economista-chefe da Nomura Holdings, muitas das principais economias mundiais vão entrar em recessão nos próximos 12 meses, com os bancos centrais apertando a política monetária para combater a inflação.

Clique aqui para ler a matéria completa.

5º lugar – Usina está igual ‘barata tonta’ sem saber como formar preço do etanol em julho, diz Archer

Como a limada do ICMS para combustíveis (e outros setores considerados essenciais) influi nos preços do etanol hidratado, diretamente aos estados nos quais da alíquota já estava acima de 17%, a pergunta que não quer calar é: como o mercado vai formar preço do biocombustível em julho?

Em queda já está, mas por obra do movimento de defesa das distribuidoras, e as usinas acabam cortando.

Confira.

4º lugar – Dividendos: Por que a Vale (VALE3) é a melhor ação para ter em julho, segundo 20 analistas?

Vale (VALE3) é, pelo terceiro mês consecutivo, a pagadora de dividendos favorita dos analistas do mercado.

As ações da mineradora recebem 12 indicações nas carteiras recomendadas para julho, segundo levantamento realizado pelo Money Times com 20 corretoras.

Veja o ranking completo.

? 3º lugar – “Obrigado por vender barato”, diz Nayib Bukele

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou nesta quinta-feira (30) à noite em seu Twitter que aproveitou a recente queda do Bitcoin (BTC) abaixo de US$ 20 mil para acumular mais unidades.

Acesse a matéria.

? 2º lugar – Como a antiga OGX de Eike Batista disparou 180% neste ano – e o que esperar da companhia

Antiga OGX de Eike Batista, a Dommo Energia (DMMO3) lidera neste ano os ganhos da Bolsa brasileira, considerando não só o Ibovespa. A alta do papel no período é de mais de 180%.

No entanto, não há fundamento para a escalada das ações da petroleira e o investimento em uma ação como essa configura, na prática, em uma aposta, alertam analistas ouvidos pelo Money Times.

Confira.

? 1º lugar – Das cordas, etanol e açúcar vão à lona com petróleo pré-Ucrânia e gasolina mais barata

Pior cenário para o etanol e o açúcar é o petróleo voltando quase à pré invasão da Ucrânia, formando dupla com o imposto estadual compulsoriamente menor para a gasolina.

Leia a matéria completa.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.