AgroTimes

Etanol: ‘Fim da paridade de preço internacional pela Petrobras (PETR4) soa como desincentivo’, diz analista

16 maio 2023, 12:28 - atualizado em 16 maio 2023, 12:28
BR Distribuidora Etanol Gasolina BRDT3
Na visão de analista da StoneX, a nova política da Petrobras, além de ser confusa, diminui a previsibilidade de combustíveis como o etanol (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

Petrobras (PETR4) anunciou o fim da paridade de preço internacional (PPI) dos combustíveis nesta terça-feira (16). Na visão de Marcelo Di Bonifácio, analista de açúcar e etanol da StoneX, a PPI trazia previsibilidade para o mercado de combustíveis, ainda que fosse uma política com incertezas, impactada por decisões políticas, segundo ele.

“A política anterior nem sempre foi aplicada ‘a ferro e fogo’. No entanto, o mercado acompanhava o PPI e tinha alguma noção se havia espaço para a Petrobras ajustar ou não o preço”, diz Bonifácio.

“Havia previsibilidade para as usinas também, já que se a estatal corta o preço, a usina precisa normalmente diminuir o preço de venda do hidratado para buscar demanda, pois a gasolina mais barata aumenta a paridade e a torna mais atrativa em relação aos pares nas bombas”.

O analista enxerga que a nova política diminui a previsibilidade. Com isso, na visão de Bonifácio, o fim da paridade soa como um desincentivo ao etanol no Brasil.

“O Governo Federal busca ter uma gasolina mais barata no mercado interno, algo que tende a ser baixista para o etanol, ainda mais num contexto de oferta elevada de cana na próxima safra, o que traz desincentivos à produção, voltando a fabricação mais para o etanol anidro, pela mistura, o que tende a maximizar ainda o mix açúcar das usinas”, afirma.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar