Estudo revela que 40% das empresas nunca ouviram falar do Pronampe
Uma fatia significativa dos empresários da indústria no Brasil ainda desconhece o programa federal de crédito destinado para negócios de pequeno e médio portes. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (30), foi realizada pelo Datafolha a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi).
O levantamento mostra que quatro em cada 10 empresários do setor desconhecem o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado durante a pandemia e que está numa nova fase.
O governo federal prometeu injetar R$ 50 bilhões no Pronampe, em 2022. De acordo com o Ministério da Economia, o dinheiro vai ser liberado à medida que os financiamentos anteriores forem sendo pagos.
A informação passa desapercebida pelo setor que hoje gera 70% dos empregos de carteira assinada no brasil, levantamento feito até julho de 2022.
Na pesquisa contratada pelo Simpi, 30% dos entrevistados de pequenas indústrias citaram a dificuldade de acesso a crédito como a principal dificuldade para abrir um negócio, superando com folga fatores como burocracia (16%) e impostos (3%).
O que é o Pronampe?
O Pronampe é um programa que disponibiliza empréstimos para pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar, criado na pandemia as pequenas empresas.
A empresa pode tomar empréstimos de até 30% do valor da receita bruta anual registrada em 2019 ou 2020 (a que for maior).
Porém, se a empresa tiver menos de um ano, o valor máximo do empréstimo será de até 50% do seu capital social.
Cada empresa deverá autorizar o compartilhamento de dados de faturamento da Receita Federal com o banco onde o Pronampe será contratado.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!