Saúde

Estudo da Fiocruz aponta fase de extinção da terceira onda da Covid-19 no Brasil

08 abr 2022, 16:39 - atualizado em 08 abr 2022, 16:39
“O atual cenário sinaliza redução gradual dos principais impactos da pandemia, com diminuição do número de casos graves, internações e óbitos” (Imagem: REUTERS/Amir Cohen)

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta sexta-feira apontou a manutenção da tendência de queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 no país, destacando que pela primeira vez desde maio de 2020 nenhum Estado registrou uma marca superior a 0,3 mortes por 100 mil habitantes.

De acordo com o documento, os novos dados permitem afirmar que a terceira onda epidêmica no Brasil, com o predomínio da Ômicron entre os casos, está em fase de extinção.

“O atual cenário sinaliza redução gradual dos principais impactos da pandemia, com diminuição do número de casos graves, internações e óbitos”, destacou o boletim.

Os cientistas alertam que, no entanto, esse quadro não significa o fim da pandemia e pode ser alterado caso surjam novas variantes mais letais ou que escapem da imunidade provocada por vacinas contra a Covid-19.

A análise se refere ao período de 20 de março a 2 de abril deste ano.

O boletim ressaltou o papel da vacinação no controle da Covid-19 e citou a importância da segunda e da terceira doses do imunizante.