‘Estou no 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2024?’; veja como conferir e demais datas
A Receita Federal abriu na sexta-feira (21) consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2024. O valor total de R$ 8,5 bilhões será pago para 5.755.667 contribuintes ao longo do dia 28 de junho.
O primeiro lote foi pago no mês passado, e os demais estão programados para os finais de julho, agosto e setembro.
- Um e-mail pode mudar sua vida financeira: todas as manhãs, mais de 850 mil brasileiros recebem a newsletter mais lida do mercado financeiro para poder investir melhor. Você pode ser um deles. Basta clicar aqui para receber de forma 100% gratuita.
Conforme o órgão, o montante total refere ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo:
- 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- Por fim, foram contemplados ainda 252.738 contribuintes, priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Veja como conferir se está no 2º lote
Para verificar se irá receber a restituição no 2º lote, basta acessar a página da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e em “Consultar a Restituição”.
A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento.
Quando o sistema informa que o contribuinte está em “fila de restituição”, significa que a declaração foi processada e o contribuinte terá direito a receber, no entanto, o pagamento ainda não foi disponibilizado.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se o crédito não for realizado, a Receita esclarece que os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Calendário de restituição do Imposto de Renda
Se você não estiver entre os contribuintes que receberão no segundo lote, basta ter paciência, pois ainda faltam três datas de pagamentos, lembrando que há correção pela taxa Selic — o que aumenta o valor. O calendário de pagamentos dos cinco lotes é o seguinte: