Commodities

Estoques de aço em queda podem indicar retomada para minério

06 set 2022, 8:07 - atualizado em 06 set 2022, 8:07
Trabalhador em Changzhi
A produção diária de aço bruto aumentou 4,6% no mesmo período (Imagem: REUTERS/Stringer)

Os estoques de aço nas usinas chinesas caíram na segunda quinzena de agosto, um sinal de possível recuperação da atividade de construção e melhora da demanda por minério de ferro.

No fim de agosto, os estoques mostravam queda de 8%, para 15,3 milhões de toneladas, o menor nível desde janeiro, segundo a Associação de Minério e Aço da China. A produção diária de aço bruto aumentou 4,6% no mesmo período.

O declínio dos estoques coincide com o início da temporada de pico da atividade de construção na China em setembro e outubro e depois da promessa do governo de Pequim de mais estímulos neste trimestre. É uma das poucas notícias positivas para um setor duramente atingido pela crise imobiliária. A Baoshan Iron & Steel Co., uma unidade da maior siderúrgica do mundo, disse na semana passada que enfrenta “sérios desafios” após divulgar resultados abaixo do esperado.

A redução dos estoques sugere que a demanda pode não estar tão fraca quanto as narrativas em geral sugerem, disse o Citigroup em nota.

Ainda assim, um forte clima de aversão ao risco persiste à medida que investidores lidam com o impacto das novas restrições à Covid-19. Áreas da cidade de Guiyang, capital da província de Guizhou, no sul do país, foram submetidas a lockdowns em linha com a estratégia de Covid Zero do governo chinês.

A megacidade de Chengdu também estendeu um pedido de “fique em casa”, enquanto Shenzhen, polo de tecnologia, continua sujeita a controles de mobilidade.

O minério de ferro acumula baixa em torno de 40% nos cinco meses até agosto devido à crise imobiliária e medidas para frear o coronavírus.

“Devido a repetidos surtos e lockdowns em muitos lugares, a demanda por aço permanece reprimida”, disse a Haitong Futures em nota. No entanto, dado que os estoques de minério de ferro estão em níveis baixos, as usinas podem buscar a reposição dos volumes, disse.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar