Estoques de aço em queda podem indicar retomada para minério
Os estoques de aço nas usinas chinesas caíram na segunda quinzena de agosto, um sinal de possível recuperação da atividade de construção e melhora da demanda por minério de ferro.
No fim de agosto, os estoques mostravam queda de 8%, para 15,3 milhões de toneladas, o menor nível desde janeiro, segundo a Associação de Minério e Aço da China. A produção diária de aço bruto aumentou 4,6% no mesmo período.
O declínio dos estoques coincide com o início da temporada de pico da atividade de construção na China em setembro e outubro e depois da promessa do governo de Pequim de mais estímulos neste trimestre. É uma das poucas notícias positivas para um setor duramente atingido pela crise imobiliária. A Baoshan Iron & Steel Co., uma unidade da maior siderúrgica do mundo, disse na semana passada que enfrenta “sérios desafios” após divulgar resultados abaixo do esperado.
A redução dos estoques sugere que a demanda pode não estar tão fraca quanto as narrativas em geral sugerem, disse o Citigroup em nota.
Ainda assim, um forte clima de aversão ao risco persiste à medida que investidores lidam com o impacto das novas restrições à Covid-19. Áreas da cidade de Guiyang, capital da província de Guizhou, no sul do país, foram submetidas a lockdowns em linha com a estratégia de Covid Zero do governo chinês.
A megacidade de Chengdu também estendeu um pedido de “fique em casa”, enquanto Shenzhen, polo de tecnologia, continua sujeita a controles de mobilidade.
O minério de ferro acumula baixa em torno de 40% nos cinco meses até agosto devido à crise imobiliária e medidas para frear o coronavírus.
“Devido a repetidos surtos e lockdowns em muitos lugares, a demanda por aço permanece reprimida”, disse a Haitong Futures em nota. No entanto, dado que os estoques de minério de ferro estão em níveis baixos, as usinas podem buscar a reposição dos volumes, disse.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!