Gás

Estoque de gás na Alemanha sobe ligeiramente, mas situação permanece “tensa”

18 jun 2022, 14:51 - atualizado em 18 jun 2022, 14:52
Gás natural
Alemanha pede que empresas e moradias reduzam o consumo de gás ao mínimo. Entenda situação. (Imagem: Reuters/Gleb Garanich)

As instalações de armazenamento de gás da Alemanha foram ligeiramente abastecidas ao longo da noite, apesar de uma forte queda de entregas da Rússia, afirmou o órgão regulador do país neste sábado (18), mas acrescentou que a situação do fornecimento de gás continua “tensa”.

Os níveis de armazenamento de gás ficaram em 56,66% no sábado, um pequeno crescimento de 56,29% ante a sexta-feira, afirmou o órgão regulador de rede da Alemanha, Bundesnetzagentur, em seu relatório diário sobre fornecimento de gás, reiterando o pedido para economizar o máximo de gás possível.

O governo alemão pediu que empresas e moradias reduzam o consumo de gás ao mínimo, sob pressão para garantir que os níveis de armazenamento sejam adequados antes da temporada de aquecimento que começa em cerca de 12 semanas.

A Rússia limitou no começo desta semana os fornecimentos pelo oleoduto Nord Stream 1 a cerca de 40% da sua capacidade, um gesto que Moscou atribuiu ao atraso de equipamentos retidos no Canadá para manutenção.

A Alemanha, que depende do gás russo para a maior parte do seu consumo de combustível, questionou essa explicação e disse que a medida da Rússia foi politicamente motivada para dificultar o abastecimento.

O presidente da Bundesnetzagentur, Klaus Müller, disse no fim da sexta-feira que, mesmo se as instalações de armazenamento de gás da Alemanha ficassem 100% cheias, duraria apenas 2,5 meses, se a Rússia interromper completamente o fornecimento.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar