Últimas Notícias Eleições 2018 Comprar ou vender?
Cotações por TradingView

Estilo de Trader “macho alfa” tem retorno mais baixo, sugere pesquisa

Gustavo Kahil - 22/02/2018 - 7:31

Um estudo publicado em janeiro por pesquisadores da Universidade Central da Flórida e da Universidade de Administração de Cingapura, buscou identificar a relação entre a testosterona (um hormônio associado à competitividade e tomada de risco) e o desempenho dos investimentos e descobriu que o estilo de trader “macho alfa” resulta em retornos mais baixos.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

Utilizando parâmetros de análise facial como uma referência para a testosterona, o paper “Do Alpha Males Deliver Alpha? Testosterone and Hedge Funds” mostra que os gestores de hedge funds com alta testosterona têm resultados significativamente inferiores aos com níveis mais baixos de testosterona após o ajuste pelo risco.

A linha tracejada vermelha representa os retornos dos gestores com baixa testosterona

Além disso, os gestores de alta testosterona são mais propensos a encerrar os seus fundos e exibir maior risco operacional. Esse tipo de “trader” também apresenta maior intenção de negociar papéis ao estilo “loteria” e são mais relutantes a vender ativos perdedores.

A conclusão sugere que os investidores devem evitar os gestores masculinos de hedge fund.

Os pesquisadores usaram dados de 20 anos da indústria de hedge funds e milhares de imagens coletadas do Google para identificar os rostos dos gestores. Entre 1994 e 2015, os gestores de fundos com mais testosterona apresentaram um desempenho anual 5,8% inferior aos de menor presença.

Leia mais sobre: Comprar ou vender?, Mercados
 
Últimas Notícias