Estatal polonesa confirma corte de gás da Rússia à Polônia a partir do dia 27
A estatal PGNiG, companhia petrolífera da Polônia, confirmou nesta terça-feira que recebeu uma carta da estatal russa Gazprom anunciando a suspensão completa dos fornecimentos de gás sob o contrato Yamal, a partir desta quarta-feira, 27.
Por meio de comunicado oficial, a PGNiG afirma que monitora a situação e que manterá o mercado atualizado, estando preparada para diversos cenários.
A empresa ainda diz que sua infraestrutura de transmissão está funcionando sem problemas.
“Graças à implementação da estratégia governamental de diversificação das fontes de abastecimento de gás, a PGNiG está preparada para obter gás de várias direções.
O balanço é complementado pela produção nacional de gás e reservas de combustível acumuladas em instalações de armazenamento subterrâneo. Atualmente, o nível do armazém é de cerca de 80%”, diz o texto.
Anteriormente, autoridades da Rússia haviam ameaçado cortar o gás para países da Europa, a menos que estes pagassem em rublos, o que para as nações europeias significaria uma quebra de contrato.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!