Estapar (ALPK3) reduz prejuízo para R$ 34 milhões no 3T22 e tem receita recorde
A Estapar (ALPK3) reduziu seu prejuízo líquido consolidado em 29,4% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2021, para R$ 34,1 milhões. Contudo, a empresa de estacionamentos registrou lucro bruto de R$ 73,7 milhões de julho a setembro, avanço de 61% na base anual.
Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado mais que dobrou no trimestre, somando R$ 46,1 milhões, ante R$ 18,4 milhões um ano antes.
“A nossa margem Ebitda [ajustada] praticamente dobrou no comparativo ano a ano, chegando a 15,6% ao fim de setembro”, diz o CEO da Estapar, André Iasi, em entrevista exclusiva ao Money Times. O indicador cresceu 7,5 pontos percentuais de julho a setembro ante um ano antes.
Receita recorde
Enquanto registrou prejuízo líquido, mesmo reduzindo o saldo negativo por cinco trimestres seguidos, a Estapar teve a maior receita líquida de sua história, de R$ 295 milhões, crescimento de 29% ante o terceiro trimestre do ano anterior. O resultado também superou 2019, período pré-pandemia de covid-19, quando chegou a R$ 280,6 milhões.
“O resultado foi impulsionado pela melhora do nosso portfólio, reajuste de preços e pelo segmento lazer com a retomada do movimento em estádios com shows e jogos de futebol, eventos, teatros voltando a funcionar”, comenta Iasi.
A Estapar opera o estacionamento de estádios como o Allianz Parque, em São Paulo, e Mineirão, em Belo Horizonte. “Fizemos uma operação remota no Rock in Rio, na região do festival. Claro, isso também ajudou”, acrescenta.
O resultado confirma a prévia operacional da companhia, divulgada no mês passado. A Estapar iniciou a operação em novos 12 estacionamentos entre julho e setembro, com churn de 1,45%, ao fim do trimestre, permanecendo em linha com patamares históricos.
Estapar vê crescimento com tecnologia
Iasi observa que a receita das plataformas digitais segue crescente no trimestre, alcançando a fatia 16,2% da receita total. “Foi um grande salto a aquisição da Zul Digital [anunciada em abril]. A ideia é expandir a experiência do cliente além de só estacionar”, diz.
Ainda sobre a digitalização da companhia, impulsionada pela covid-19, o CEO da Estapar destaca que o número de operações no aplicativo da Zona Azul de São Paulo praticamente dobrou em um ano, fechando o trimestre com 5,9 transações.
“Hoje, estamos oferecendo mais do que vagas. E sim, um ecossistema para o motorista. Vai além de reservar vagas, facilitar a forma de pagamento e outros serviços”, comenta. Ele acrescenta que quase 30% da receita de estacionamento dos principais aeroportos onde a empresa atua vem de reservas antecipadas de vagas feitas pelo site ou aplicativo da Estapar.
“Estamos muito satisfeitos com os números do terceiro trimestre”, acrescenta Iasi.
Acumulado do ano
No acumulado de 2022, a Estapar também reportou queda no prejuízo líquido, de 34,4%, para R$ 113,7 milhões. Já a receita líquida soma R$ 812,7 milhões, alta de 42,6% no comparativo anual.
Ao fim de setembro, a dívida líquida da empresa somava R$ 772,8 milhões, abaixo dos R$ 834,2 milhões reportados um ano antes. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida/Ebitda, ficou em 5,5 vezes, de 22,9 vezes um ano antes.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!