Estapar (ALPK3) passará por ‘alguns trimestres’ para poder pagar dividendos, diz CFO; entenda
A Estapar (ALPK3) avalia a possibilidade de distribuir dividendos, mas pondera que, devido ao estoque de prejuízos acumulados, a medida ainda pode levar alguns trimestres para ser concretizada, disse Daniel Soraggi, CFO e diretor de RI da Estapar, no Giro do Mercado desta segunda-feira (18).
“Temos um estoque de prejuízo acumulado que precisa ser consumido para nos tornarmos elegíveis à distribuição de dividendos. Isso deve se resolver em alguns trimestres ou anos”, explicou Soraggi.
Segundo Soraggi, o foco da empresa está em alocar o capital operacional em ativos de boa rentabilidade e aplicar o dinheiro de forma eficiente, priorizando o crescimento da empresa. Ele destacou que, caso haja excesso de capital no futuro, esse montante poderá ser direcionado aos acionistas, mas sempre de forma estratégica.
O executivo ressaltou que a empresa concentra seus esforços na gestão interna e nas operações, adotando uma estratégia de gerenciamento do passivo financeiro. Isso inclui a manutenção de uma dívida estável, com uma curva de amortização ajustada ao fluxo operacional, além da redução gradual do custo marginal da dívida.
“Ainda que o cenário macroeconômico aponte para uma abertura de inflação e juros, trabalhamos com o que podemos fazer no nosso micro”, disse ele.