Estados Unidos: Inflação anual desacelera para 4,0% em maio
O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) perdeu força em maio, desacelerando-se em relação a abril.
O CPI subiu 0,1% na base mensal e avançou 4,0% no confronto anual. No caso da base mensal, o resultado ficou em linha com as expectativas do mercado, de +0,1%. Já o dado anual veio ligeiramente abaixo do consenso de +4,1%. Em abril, a inflação havia registrado aumentos de 0,4% no mês.
A desaceleração da inflação americana em maio veio alinhada a falas recentes de membros do Federal Reserve (Fed) sobre a possibilidade de uma pausa nos aumentos de juros para avaliar a situação da economia.
Dessa forma, o CME aponta 99,4% de chance de manutenção das taxas de juros como estão na reunião do Fed que acontece hoje e amanhã. Para julho, as apostas de um novo aperto de 25 pb (pontos-base) subiram a 63,1%.
- GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!
Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,4% no mês, assim como em abril e março, e de +5,3% na base anual. A previsão era de aumentos de 0,4% e +5,3%, respectivamente.
Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, que divulgou o dado, o aumento no CPI reflete uma alta no índice de moradia, seguido por um aumento no índice de carros e caminhões usados.
Em maio, o índice de energia caiu 3,6, de 0,6% em abril, em base mensal, enquanto o índice de alimentação em domicílio subiu 0,1% no período.