Trabalho

Estados Unidos criam 263 mil vagas de emprego em setembro, aponta payroll; resultado veio abaixo das expectativas

07 out 2022, 9:39 - atualizado em 07 out 2022, 9:53
Emprego EUA
Os dados do payroll de agosto foram confirmados, mostrando a criação de 315 mil vagas. (Imagem: REUTERS/Brian Snyder/)

Os Estados Unidos criaram 263 mil vagas em setembro, de acordo com o relatório de emprego (payroll) divulgado nesta sexta-feira (07) pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado de criação de 270 mil postos de trabalho.

Os dados do payroll de agosto foram confirmados, mostrando a criação de 315 mil vagas. Já a geração de emprego em julho foi revisada para cima, de 526 mil para 537 mil.

Segundo o relatório, o furacão Ian não teve nenhum efeito perceptível nos dados de emprego e desemprego em setembro.

Com isso, a taxa de desemprego nos EUA caiu de 3,7% para 3,5% em setembro. Por sua vez, a taxa de participação da população na força de trabalho permaneceu em 62,3% no período.

Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano subiram 0,3% em setembro ante agosto e avançaram 4,98% em relação a setembro de 2021, equivalente a US$ 27,77 por hora, em média. O consenso era de alta de 0,4% e +5%, na mesma ordem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Federal Reserve

No relatório ADP, divulgado na quarta-feira, a criação de vagas veio acima das projeções. Foram 208 mil postos de trabalho criados pelo setor privado, ante as expectativas de 200 mil novas vagas.

O mercado de trabalho aquecido é um dos fatores que está pressionando a inflação nos Estados Unidos para cima.

Com o resultado de hoje, o Federal Reserve pode considerar uma alta mais branda nas taxas de juros.

Na reunião de setembro, o Fed elevou a taxa em 0,75 ponto percentual e não descartou uma nova alta do mesmo patamar em novembro.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.