Está frio por aqui. E aí? Temperatura cai na bolsa com feriado, reta final da temporada de balanços e resultado da Americanas adiado; confira o que mexe com o termômetro do mercado hoje
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
Suba o cabelo em um coque. Afrouxe a gravata do pescoço. Ligue o ar condicionado — de preferência em uma temperatura mais agradável do que os quase 30ºC das primeiras horas desta manhã.
Eu sei. É o maior clichê paulistano começar uma conversa falando do tempo, mas não tem como evitar.
Só se fala da onda de calor que atinge o Brasil nesta semana e eu não poderia começar de outra maneira esta newsletter.
Mas há um motivo mais do que puxar papo com você que nos lê. Isso porque a semana do mercado financeiro também começa com um banho de água fria (não no bom sentido).
Deixe-me explicar: a Americanas, varejista em recuperação judicial, adiou mais uma vez a divulgação de seus resultados trimestrais e o acordo com seus principais credores. A empresa alegou que os balanços de 2021 e 2022 estão prontos, mas que ainda é preciso cumprir “todo o rito interno de aprovação previsto na governança da companhia”.
Os números da varejista são esperados com grande expectativa pelo mercado, que quer avaliar o tamanho do rombo nas contas e a suposta “fraude sofisticada e muito bem arquitetada” — nas palavras da companhia — sobre seus números.
Assim começa uma semana já nada aquecida. Ao menos nos mercados financeiros.
A reta final da temporada de balanços locais deve movimentar o mercado local, mas o feriado que manterá a bolsa brasileira fechada na quarta-feira (15) injeta certa letargia no ambiente doméstico.
Enquanto nós brasileiros derretemos com o suor no rosto por aqui, lá fora a expectativa é com o fogo do dragão. Na terça-feira (14), os investidores devem acompanhar a publicação dos números de inflação dos Estados Unidos.
O Índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) não é o dado preferido do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) para decidir sobre o futuro dos juros, mas o mercado segue de olho porque qualquer indicador de inflação pode influenciar no comportamento do mercado financeiro.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
PLANEJANDO O FUTURO
Previdência privada vs. Tesouro RendA+: qual dos dois escolher para poupar para a aposentadoria? No fim do ano, bancos começam a oferecer planos previdenciários, mas agora eles têm um concorrente no Tesouro Direto! Veja as semelhanças, diferenças e qual opção é mais indicada para você.
PRESIDENTE DO BC
Banco Central moderno: Roberto Campos Neto prevê fim de aplicativos de bancos em até dois anos com Open Finance avançado; entenda. A ideia do BC é expandir o Open Finance para mais produtos, eventualmente, seguros, que no Brasil têm bastante espaço para crescer, conforme Campos Neto.
AGENDA ECONÔMICA
A reta final da temporada de balanços divide espaço com inflação dos EUA e feriado no Brasil nesta semana. Para fechar, na quinta-feira (16) será divulgado o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB oficial do Brasil.
MARKET MAKERS #70
Por que este gestor colocou a Copel (CPLE6) como a maior posição do fundo após a privatização da empresa de energia paranaense. No episódio #70 do Market Makers, o CEO da AlphaKey, Christian Keleti, revela por que aposta nas ações da empresa de energia após a privatização.
VITÓRIA DA CIDADE
Enel é obrigada pela Justiça a apresentar plano de emergência para cidade de São Paulo antes do período de chuvas. Na decisão, o Tribunal de Justiça ainda obrigou a Enel a informar — no prazo de 72 horas — o quantitativo de árvores que precisam de poda poda durante o ano de 2023.
POLÍTICA EM FOCO
Guinada à esquerda? Nunes promove ato com associação por moradia e tenta se contrapor Boulos na corrida pela prefeitura de São Paulo. Ao jornal O Estado de S. Paulo, o prefeito afirmou que há diversas associações e movimentos por moradia que não apoiam Boulos.
PREÇOS MAIS EM CONTA
Aumento das exportações da China com preços menores aumentam tensão de guerra comercial com grandes economias. Pequim afirma que a investigação é um “ato protecionista descarado” que vai perturbar a cadeia global de abastecimento de automóveis.
NEGOCIAÇÃO
Presidente da Câmara dos Estados Unidos propõe resolução para evitar paralisação do governo — mas fecharia a torneira de dinheiro para guerras de Israel e Ucrânia. Segundo Johnson, o objetivo é impedir a aprovação de um volume significativo de gastos públicos antes do recesso do Natal.
APEC EM SÃO FRANCISCO
Cúpula da APEC: Janet Yellen impulsiona parcerias econômicas na conferência Ásia-Pacífico; veja o que a secretária dos EUA fará na reunião. Durante o evento, ela se reunirá com ministros das Finanças e secretários do Tesouro da região, destacando a importância dos laços econômicos dos EUA na Ásia-Pacífico.
Forte abraço e uma boa semana para você!