Esse é o melhor livro de ficção científica que o bilionário Bill Gates leu na vida
Bill Gates é um amante da ficção científica e não esconde isso. Em seu blog, o bilionário contou que a primeira coisa que ligou Paul Allen, que ajudou a fundar a Microsoft, a ele não foi o amor por computação, mas a admiração por Robert Heinlein.
Para Gates, Um Estranho Numa Terra Estranha é sua obra favorita de ficção científica. Seu primeiro contato com o livro ocorreu quando ele ainda era adolescente. O título marcou o empresário por ter sido um dos seus primeiros contatos com o sci-fi adulto.
“Um Estranho Numa Terra Estranha e The Moon Is a Harsh Mistress (sem tradução para o português) se aprofundam ainda mais na filosofia de Heinlein sobre vida e suas preocupações em relação ao futuro. Eles eram obscuros e ambíguos. Você nem sempre sabia quem o herói era”, disse Gates.
Escrito em 1961, Um Estranho Numa Terra Estranha é um dos livros mais famosos de Heinlein. A obra narra a história de Valentine Michael Smith, um jovem criado em Marte que chega à Terra e precisa aprender os costumes do planeta, bem como as regras sociais da sociedade. Ao mesmo tempo, o humano tenta explicar seus próprios conceitos fundamentais.
Gates afirmou que tem preferência por sci-fi que faz o leitor pensar sobre as possibilidades no futuro. No caso de Heinlein, o autor não só “premeditou” a cultura hippie, como também “antecipou” a invenção da “cama hidráulica”, o que pode ser atualmente associado com o colchão d’água.
“Ele [Heinlein] também faz a coisa clássica de usar um cenário obviamente ficcional para soltar perguntas profundas sobre a natureza do ser humano”, completou.
Outro ponto que chamou a atenção do bilionário enquanto lia Um Estranho Numa Terra Estranha é o final aberto.
“Fica para nós decidir o que acontece em seguida, bem parecido com a vida real”, completou Gates.
Um Estranho Numa Terra Estranha é um dos cinco livros favoritos de todos os tempos de Bill Gates.