Empresas

Esta varejista teve crescimento de 332,9% na receita líquida em 3 anos; confira

13 jun 2024, 15:03 - atualizado em 13 jun 2024, 15:03
varejo estudo sobre varejistas
Apesar de crescimento no varejo brasileiro, algumas empresas concentram queda na receita líquida (Imagem: Monkey Business Image)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo brasileiro registrou aumento de 0,9% nas vendas em abril, em comparação com março. No ano, a alta acumulada é de 4,9%.

O gerente da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), Cristiano Santos, explica que “esse comportamento de quatro pontos não negativos seguidos também aconteceu no ano passado, entre junho e setembro, mas com amplitudes menores”.

“Neste ano, o varejo veio com resultados mais expressivos e, nos últimos três meses, vem alcançando o último recorde da série com ajuste sazonal, que havia sido em outubro/novembro de 2021”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresas do varejo observam queda na receita líquida

É o quarto mês seguido que o dado renova o maior patamar da série histórica. Mas, analisando desde 2021, o cenário fica diferente para as empresas do setor.

Segundo levantamento da Quantum, das 13 varejistas consideradas, três observaram queda na receita líquida, quando comparados os primeiros trimestres de 2021 e 2024. São elas: Casas Bahia (BHIA3), Lojas Marisa (AMAR3) e Mobly (MBLY3).

  • LEIA MAIS: Concorrência com as plataformas chinesas Shein e Shopee está prejudicando boa parte das varejistas brasileiras, mas três ações do setor parecem estar “imunes”; veja quais são neste relatório gratuito

No caso da Marisa, a redução é a maior de todas, chegando a uma queda de 100% na receita líquida do período.

Enquanto isso, para a Le Biscuit (LLBI3), Enjoei (ENJU3) e Vivara (VIVA3) o período foi de crescimento intenso, com a Le Biscuit apresentando alta na receita líquida de 332,9%.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.