Esquema de pirâmide? Gestora faz alerta para armadilha em FIIs; analista diz o que fazer agora
Uma carta da Squadra Investimentos, uma das gestoras mais respeitadas do Brasil, alertou o mercado sobre o perigo que ronda os fundos imobiliários com dividendos ‘turbinados’, ou seja, fundos com dividend yield muito elevado.
No Giro do Mercado desta segunda-feira (21), o analista da Empiricus Research, Caio Araújo, explicou que a carta faz um alerta para fundos imobiliários que impulsionam seus proventos para capturar mais investidores e, na sequência, realizar novas emissões de cotas.
Segundo a Squadra Investimentos, esse mecanismo dos FIIs se assemelha à dinâmica ‘Ponzi Scheme’. Para quem não se lembra, vamos para o túnel do tempo: o esquema de Charles Ponzi é considerado a origem das pirâmides financeiras. Nos anos 20, ele prometia o pagamento de empréstimos com juros altos, de até 100% em 90 dias. Mas, na verdade, ele usava o dinheiro para investir em cupons de selos postais; na época, eles eram adquiridos com baixo custo e revendidos.
Raízen (RAIZ4) sai na frente na corrida por combustível sustentável
A Raízen (RAIZ4) recebeu o selo que comprova que seu etanol cumpre os requisitos internacionais para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF). A empresa de etanol é a primeira no mundo a receber a certificação.
Na edição de hoje, a analista Larissa Quaresma comentou que a notícia reafirma o crescimento da empresa no longo prazo.
Apesar da novidade positiva para a empresa, Larissa ressalta ainda que a grande questão é testar o combustível sustentável no mercado, e se as companhias aéreas terão interesse, já que é um produto mais caro do que o querosene de aviação tradicional.
E para os analistas da Empiricus Research, a notícia boa não foi o suficiente para mudar a recomendação para compra das ações da Raízen (RAIZ4). Veja qual é a ação indicada para investir no lugar clicando aqui.